Desligue o celular e vá conversar...

Conversar com alguém que não está perto nunca foi tão fácil, afinal ainda me lembro quando a moda eram as salas de bate-papo, o MSN Messenger (#RIP) e o ICQ... Você ia para o computador e ficava horas conversando (ou teclando) como se a pessoa estivesse ao seu lado. 

Depois vieram as redes sociais... Ah, o saudoso Orkut e suas comunidades... Facebook e seu chat... E por fim chegamos ao momento em que estamos, a situação a qual o computador deixou de ser um objeto fixo (ou um trambolho enorme que você carregava no caso dos notebooks) e passou a ser algo prático e portátil, no qual você pode literalmente carregar toda a sua vida dentro do seu bolso. Bem vindo a geração dos smartphones.

Lembro-me como se fosse ontem de quando celular servia apenas para ligar e mandar mensagens, o quanto eu ficava feliz quando renovava meu pacote de sms a cada mês. Agora meu motivo de felicidade é a renovação do pacote de 3G... 

Hoje muito mais do que ligar ou mandar mensagens você usa seu celular para praticamente tudo: Se manter informado, fazer transações bancárias, verificar e-mails, resolver pendências de trabalho... 

E agora, na geração dos smartphones chegamos finalmente na parte que interessa: Whats App, aquele aplicativo muito prático que você com certeza tem em seu celular caso possua um smartphone com Android ou um Iphone. 

O Whats App é um aplicativo gratuito (no primeiro ano de uso) que tem quase o mesmo intuito de você mandar sms, a diferença é que precisa de uma conexão WI-FI ou um acesso 3G. Você pode participar de grupos, conversar com pessoas que gosta mas que não estão ao seu lado, pode mandar fotos, vídeos (aí o aplicativo se torna melhor do que mandar um SMS)...

Agora vamos parar para pensar: Já analisou o quanto dependentes nos tornamos dos nossos celulares? O quanto a ideia de ficar um dia sem o aparelho por perto nos assusta? E as pessoas a nossa volta... Quantas vezes você já andou na rua e observou quem caminhava a sua volta focado no aparelho digitando algo e rindo sozinho? Ou então foi a um barzinho ou balada e ao invés de as pessoas estarem interagindo umas com as outras estão interagindo com um aparelho, falando via Whats App, muitas vezes com a pessoa que está ali, na frente dela, com quem ela poderia estar conversando ao vivo? 

É aí que a tecnologia perde o papel de aliada e torna-se vício, um vício prejudicial inclusive. Nas redes sociais e aplicativos somos as pessoas mais sociáveis e comunicativas enquanto que na vida real mal dizemos “Bom dia” ao nosso vizinho. 

Que tal deixar o celular de lado e sair para conversar, viver e aproveitar o mundo real? Existe vida fora do seu smartphone!



Ok ok... Depois desse longo texto que eu espero que todo mundo tenha lido, agora vou explicar minha ideia, um desafio que eu me impus ao notar exatamente o que descrevi no texto, que se eu ficasse um instante sem o smartphone por perto, um minuto sem checar, Whats App, Facebook, E-mail, isso seria o fim do mundo, que decidi testar uma teoria: O desafio “Desligue o celular (mais especificamente o Whats App) e vá conversar”.

A ideia é passar 24h (eu cheguei a cogitar 48h, mas acho que não sobreviveria, quem sabe numa próxima experiência) sem usar o smartphone, ou seja, você pode até sair com o celular, mas deve ser um celular normal, sem acesso a aplicativos. Afinal, ficar 24h sem celular, totalmente incomunicável, já se torna um pouquinho mais complicado...

Meu desafio começou hoje, 19/08/2014 às 7h da manhã. A cada uma hora faço anotações em um caderno de como me sinto sem poder acessar minhas redes sociais e aplicativos pelo celular, e às 7h da manhã de amanhã o desafio estará terminado. Será que eu consigo ficar sem Whats App por um dia??

Se você curtiu a ideia e quiser participar também... Divulgue aí a hashtag #desafio24hsemwhats e conte para a gente como foi a sua experiência! Assim que eu cumprir minha meta eu contarei mais detalhes da minha! ;))


Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião! ;)