Visitantes do Museu da Língua Portuguesa ganham lembranças com palavras dos povos originários no Dia dos Povos Indígenas

 Ao longo desta quarta-feira, dia 19 de abril, até o final da mostra Nhe'ẽ Porã: Memória e Transformação, quem vier ao Museu recebe tags que ensinam nomes de animais em línguas como xavante e kaingang

Desta quarta-feira, dia 19 de abril, quando é celebrado o Dia dos Povos Originários no Brasil, até 23 de abril, quem vier ao Museu da Língua Portuguesa poderá conferir a exposição Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação, sobre as culturas dos povos indígenas, e ainda ganhar uma lembrança da visita oferecida pela Petrobras, uma das patrocinadoras da exposição temporária, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.  

Logo na entrada do Museu, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o visitante avistará uma árvore cenográfica, onde estarão penduradas tags, nas quais será possível aprender os nomes de animais como sapo, onça, cutia e tucano em xavante e kaingang. Além disso, no dia 19 de abril, ganharão marcadores de livro personalizados com a marca Petrobras Cultural e uma mensagem sobre a importância das línguas indígenas. 

 A ação marca os últimos dias da mostra Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação, em cartaz desde 12 de outubro de 2022, quando abriu para o público. Desde então, mais de 170 mil visitantes passaram pelo Museu.  

A exposição, que se encerra no dia 23 de abril, propõe ao público uma imersão nas cerca de 175 línguas indígenas que existem e resistem no país desde o início do processo colonial e em meio a conflitos de terra, que ainda têm ameaçado a sobrevivência dos povos originários. A Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação busca mostrar outros pontos de vista sobre os territórios materiais e imateriais, histórias, memórias e identidades desses povos, trazendo à tona suas trajetórias de luta e resistência, assim como os cantos e encantos de suas culturas milenares.   

Em janeiro, o Museu da Língua Portuguesa lançou uma versão virtual e gratuita de Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação (https://nheepora.mlp.org.br/), por meio da qual o visitante, em qualquer lugar do mundo, pode explorar o conteúdo da exposição. Há ainda disponível, também gratuitamente, uma série de materiais educativos e de pesquisa para download, incluindo um e-book contendo mapas produzidos exclusivamente para a mostra, por exemplo.  

SERVIÇO  
Exposição temporária Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação  
Até 23 de abril de 2023  
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)  
Grátis para crianças até 7 anos  
Grátis aos sábados  
Acesso pelo Portão A  
Venda de ingressos pela internet:  
https://bileto.sympla.com.br/event/68203  

Museu da Língua Portuguesa  
Praça da Luz s/n - Luz - São Paulo  
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até 18h)  
www.museudalinguaportuguesa.org.br

 

SOBRE O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA  
O Museu da Língua Portuguesa é um equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, concebido e implantado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Esporte e Educação é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.  

Museu da Língua Portuguesa – Comunicação  
Renata Beltrão | renata.beltrao@idbr.org.br - 11 99267 5447  
Alan de Faria | alan.faria@idbr.org.br – 11 99894 0702

Assessoria de imprensa – Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo  
(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162  
(11) 98849-5303 (plantão)  
imprensaculturasp@sp.gov.br  
Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube  

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião! ;)