Acelerado pela Gerando Falcões, Instituto Incanto captou 28 vezes mais do que no ano anterior
Parceria possibilitou que o Incanto oferecesse projetos de capacitação profissional às famílias atendidas, e até o final de 2023 a ONG pretende contemplar mais de mil crianças
Os números do relatório anual do Instituto Incanto já provaram que a ONG faz a diferença na vida de crianças, adolescentes e até mesmo de famílias inteiras que vivem em favelas de Curitiba (PR). Além de todas as ações, que visam ao bem-estar dos moradores da região onde o Instituto atua, o Incanto possui atuação direta em seis ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), que são a erradicação da pobreza, educação de qualidade, igualdade de gênero, trabalho digno e crescimento econômico, redução da desigualdade e consumo e produção responsáveis.
Em 2021, a organização foi acelerada pela Rede Gerando Falcões, sendo a primeira e única ONG paranaense a ter essa parceria e, em menos de um ano, foi reconhecida como uma das 12 ONGs referências no programa “Excelência da Gerando Falcões” em 2022. No ano anterior, o reconhecimento se deu pelo uso do aplicativo Gerando Educação. A pandemia da Covid-19 impossibilitou atividades presenciais, mas a ferramenta auxiliou o Incanto a continuar com o impacto por meio de aulas remotas. Dessa forma, a qualidade no desempenho e desenvolvimento das crianças continuou ocorrendo.
“Posso dizer com todas as letras que entrar para a Rede Gerando Falcões mudou a minha vida e a jornada do Incanto. Ter a consciência que existiam outros líderes obstinados como eu, na mesma luta e com as mesmas dores, trouxe um lugar de acolhimento e de que estamos no caminho certo, potencializando ainda mais o trabalho em rede e a mentalidade de colaboração que já tínhamos. Ter o suporte das multiplicadoras e da metodologia que a Gerando Falcões aplica, fez com o que o Incanto pudesse ser cuidado e direcionado, dia a dia, para que esse crescimento acontecesse", explica a fundadora e presidente do Incanto, Camila Casagrande.
Muito mais do que a parceria, a aceleração trouxe inúmeros benefícios para as mais diversas áreas da ONG. Os profissionais da GF começaram a acompanhar, de perto, como é o funcionamento do Incanto e participar de eventos que ocorrem dentro da instituição. Auditorias realizadas dentro da estrutura também passaram a ocorrer.
Alguns representantes da GF, entre eles Maurício Morato, Ana e Weverton Cabral, visitaram a ONG para entender os processos de gestão do Incanto. Foram analisadas as atuações de todas as áreas, sendo as principais: contabilidade, operacional, sistemas, qualidade, gestão e marketing. Houve também observações sobre organização, planejamento, cronograma, planos de ação e manuais de voluntariado. A nota final dada pelos representantes foi de 9,4.
"Em abril de 2022, eu tive o prazer de conhecer a Camila, uma das líderes mais inspiradoras da Rede Gerando Falcões. Ela não tem nem 30 anos de idade, porém lidera o Instituto Incanto, em Curitiba, já faz alguns anos. Eu tive a oportunidade de visitar o projeto em julho e fiquei ‘incantado’. É uma organização muito bacana e séria, que atende centenas de crianças, jovens e adultos de uma favela muito pobre e que fica a 15 minutos de distância. Trabalho incrível!", cita o responsável pelo escritório Internacional da GF, Mauricio Morato.
Comunidade possui programas específicos de capacitação
Com o passar dos anos, os líderes e gestores do Incanto perceberam que a atuação dentro da comunidade tinha que contemplar mais do que as crianças e os adolescentes. Suas famílias e a comunidade ao redor do Centro Cultural, que fica localizado no bairro Santa Quitéria, na capital paranaense, também precisavam de um olhar aprofundado. O Projeto Criando Asas, Programa Voa e o CaçaJeito, - que é o braço de qualificação profissional do Incanto -, são algumas das iniciativas que a parceria entre a ONG e a GF trouxeram para aprimorar a capacitação profissional e o empreendedorismo dos moradores da região.
Os números alcançados com os programas de qualificação são excelentes. Como reconhecimento do ótimo trabalho que tem sido feito dentro das favelas de Curitiba e Região Metropolitana, a Rede Gerando Falcões fez a doação de dez novos computadores, que passaram a integrar a sala de Novas Tecnologias, além de uma viagem para São Paulo, realizada pela presidente do Incanto. O objetivo da viagem era conhecer e entender o planejamento de outros projetos apoiados e criados pela rede.
Mentoria Destaque
Em Julho, ocorreu um encontro virtual para o fechamento do ciclo de mentorias do primeiro semestre da GF, e novamente o Instituto Incanto recebeu o reconhecimento pelo trabalho que está sendo desenvolvido. A presidente do Instituto recebeu o título de Mentora Destaque, pelo ciclo de mentorias que realizou junto a outros líderes que integram a rede e que tinha como tema a “Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet”.
Como prêmio, Camila teve a oportunidade de, junto com outras pessoas, participar de um encontro online com o fundador da Rede. O tema da conversa foi o mesmo das mentorias e, inclusive, faz parte das metas gerais do Incanto. O momento foi bastante inspirador e possibilitou a abertura de novas portas.
Realização de eventos marca a parceria
Lançamento do metaverso: Um dos principais eventos apoiados pela Gerando Falcões, em parceria com o Incanto, foi a inauguração do metaverso social denominado game Missão Favela X. Esse lançamento ocorreu simultaneamente em diversas cidades do Brasil, e em Curitiba, o Incanto foi escolhido para sediar o evento.
A ação com as crianças aconteceu em maio, no Centro Cultural. O objetivo do jogo é educar as crianças e os jovens sobre os desafios fundamentais para a erradicação da pobreza (infraestrutura, saneamento básico, educação, cultura e tecnologia), conscientizar a geração futura e arrecadar fundos para acelerar a transformação das favelas.
Encontro de Líderes Sociais: Ainda em 2022, o CEO e fundador da Rede Gerando Falcões, Edu Lyra, visitou Curitiba e aproveitou para conhecer o espaço onde o Incanto realiza as atividades, voluntários do instituto e até mesmo crianças. Ao lado da presidente do Instituto, Edu também visitou as favelas atendidas pela ONG. Nessa ocasião, foi possível entender as necessidades dos moradores dessa região.
Ao final do dia, aconteceu no Centro Cultural o primeiro Encontro de Líderes Sociais, que contou com a participação de mais de 80 empreendedores sociais de diversas regiões do Paraná. Edu contou sua história, compartilhou momentos importantes da GF e respondeu perguntas feitas pelos participantes do evento.
Parceria tornou-se essencial para o futuro
A parceria é nova, mas já trouxe muitos frutos. Em 2020, a arrecadação da ONG atingiu R$ 60 mil por meio de doações. Um ano depois, já acelerada pela Gerando Falcões, o Instituto chegou à incrível marca de R$ 1,7 milhão, número 28 vezes maior do que no ano anterior. O número de voluntários também cresceu e a equipe, que antes era de 77 pessoas, passou a ser composta por 155 pessoas.
A vontade de crescer e continuar impactando e encantando pessoas é o que faz com que os planos da organização não parem. Até o final de 2023, o planejamento é atender 1.020 crianças, divididas em 34 ONGs de 18 comunidades de Curitiba e região.
Sobre o Instituto Incanto
Desde 2017, o Instituto Incanto impactou a vida de mais de 510 crianças e adolescentes, em vulnerabilidade social, por meio da arte e da cultura com ferramentas de humanização e desenvolvimento, com aulas de dança, teatro, música, circo, artes visuais, cultura e tecnologia. Antes, em 2008, o Instituto já nascia por meio do Grupo de Dança Senses, do qual a fundadora do Incanto, Camila Casagrande, era coreógrafa. Muitos dos alunos deste grupo se tornaram multiplicadores e hoje são voluntários do Instituto. Com a participação dos voluntários, o Instituto Incanto gerencia voluntários professores para executarem as aulas regulares no Centro Cultural e também em outras organizações e associações parceiras em Curitiba e Região Metropolitana. O Incanto foi a primeira iniciativa paranaense a ser acelerada pela Rede Gerando Falcões e conta com o apoio de empresas como Grupo Boticário, Fundação Bering, RH Nossa e Grupo Barigui. Além disso, o Instituto possui diversos projetos que estão em vias de captação de recursos pela Lei Rouanet e necessita permanentemente de doações. Mais informações, acesse www.institutoincanto.org.br.
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe aqui a sua opinião! ;)