Livro "Seja egoísta com sua carreira" traz lições sobre gerenciamento profissional

 


Em suas mentorias realizadas com milhares de pessoas, o autor do livro, Luciano Santos, detectou que muitos profissionais são infelizes no trabalho e que a causa disso reside na falta de orientação sobre gerenciamento de carreira

Mais de duas décadas trabalhando no mercado de tecnologia - a maior parte como líder de times - e quatro anos ouvindo milhares de pessoas nas mentorias que desenvolve relacionadas aos temas de carreira e liderança foram suficientes para o executivo de vendas (com passagens pelo UOL, Google e atualmente no Facebook), Luciano Santos, chegar à conclusão de que grande parte dos profissionais não possuem as ferramentas necessárias para gerenciar a própria carreira. E tal incapacidade, muitas vezes, acaba tendo um custo muito alto não apenas para a trajetória profissional como para a vida pessoal, sendo fonte de muita infelicidade.

Munido desta constatação e da vontade de auxiliar profissionais a encontrarem o caminho certo na carreira, Santos transformou em lições padrões e boas práticas que conseguiu agrupar nesses anos de experiência, e publicou-as no livro “Seja egoísta com sua carreira – Descubra como colocar você em primeiro lugar em sua jornada profissional e alcance seus objetivos pessoais”. Para guiar os leitores, o autor lança mão de histórias pessoais e relatos ouvidos em suas mentorias, além de exercícios práticos, facilitando assim a tomada de atitude. A obra, publicação da Editora Gente, será lançada no dia 15 de novembro.

Sobre o título de seu livro, o diretor de vendas está ciente que o termo “egoísta” pode ser interpretado de forma equivocada, pois o costume é associá-lo a atitudes individualistas e negativas. Contudo, destaca Santos, sua intenção foi “tentar, ao menos nas palavras, dar um pouco de equilíbrio ao jogo do mundo corporativo que pesa para qualquer lado que não seja o da nossa própria carreira”.

Conforme o autor, ao contrário do que é propagado pelo senso comum, as pessoas tendem a pensar muito pouco em si mesmas quando o assunto é a trajetória profissional, acabando por se apegarem bastante na opinião e na vontade dos outros em suas decisões. “E em um ambiente com tantos elementos jogando contra – competitividade, alto índice de desemprego etc.– os profissionais não podem se dar ao luxo de não ter protagonismo e controle sobre algo que é de seu total interesse: sua carreira.

As lições apresentadas no livro têm como ponto de partida dois insights obtidos por Santos em sua experiência com educação corporativa. O primeiro é que, para a maioria das pessoas, o ambiente de trabalho é um lugar de bastante sofrimento. O segundo insight é que não precisa ser. “As pessoas podem mudar esse destino com uma boa dose de educação sobre gerenciamento de carreira”, afirma.

Dito isso, o autor parte em busca das causas de tamanha infelicidade dos profissionais do mundo corporativo, que é o assunto do primeiro capítulo do livro, intitulado “Um trabalho feliz”. Através de uma consulta com milhares de profissionais que os seguem em suas redes sociais, Santos chega às cinco principais razões. São elas: o chefe; a falta de oportunidades de crescimento; a falta de reconhecimento; salário baixo; e a função desempenhada. A partir desse mapeamento, o autor descobre a fórmula de felicidade, que é descrita na frase: “a felicidade no trabalho acontece quando se está em um ambiente positivo, no qual as pessoas possam crescer, se sintam desafiadas e sejam reconhecidas por líderes bem preparados”.

Ainda no primeiro capítulo, o diretor de vendas faz reflexões a respeito de três pontos que considera importantes para a felicidade profissional: dinheiro, propósito e lugar. Conforme Santos, apesar de ter sua relevância, dinheiro não é nem de longe a principal razão para uma pessoa ser feliz no trabalho. Sobre o propósito, o autor destaca que não se trata de cumprir uma missão especial gigante, mas “ter uma vida da qual nos orgulhamos e uma carreira que nos faz sair da cama com energia e disposição”. Já o lugar, que pode ser entendido como a função desempenhada, é fator essencial. De acordo com o mentor, toda a ação para impulsionar uma carreira mais plena e feliz não funcionará se a pessoa não tiver tesão pelo que estiver fazendo.

No capítulo seguinte, Santos ressalta que não é necessário ter um planejamento de carreira detalhado para ser feliz em suas escolhas profissionais, mas ressalta a necessidade de um plano B, caso, um belo dia, deseje corrigir sua rota. Outra dica interessante dada pelo diretor de vendas para quem não quer ter uma carreira cheia de percalços é aprender com quem chegou antes. Este é o tema do terceiro capítulo. Nele, a partir de respostas dadas em uma consulta em suas redes sociais, Santos elenca alguns conselhos que profissionais experientes dariam a quem está começando a carreira. Entre os quais:  aprender inglês; nunca parar de estudar; trabalhar com o que ama; pensar em você; não se comparar com os outros; vencer seus medos; cometer erros; aceitar e criar mudanças; experimentar muito; e ter um objetivo.

Discorrendo mais a fundo sobre a necessidade de ser mais egoísta com a própria carreira, no capítulo 4, o autor destaca a tese de que é preciso dar um outro significado a ideias arraigadas de que pensar mais em si mesmo pode ser considerado “trair” a empresa e não ser um bom profissional. “Se investirmos em nossa carreira, aprendermos, nos desenvolvermos e nos colocarmos em primeiro lugar, seremos então profissionais melhores, mais bem preparados e isso impactará nosso trabalho atual”, diz. Neste ponto, Santos dá dicas importantes como testar sua empregabilidade e perder o medo de ser demitido.

No quinto capítulo, o diretor de vendas indica três pontos que devem ser levados em consideração para que o profissional esteja bem preparado para novas oportunidades – os três pilares da empregabilidade. São eles: currículo, narrativa e networking. No capítulo subsequente, o autor ressalta a importância de ser uma pessoa plural para ter uma carreira de sucesso, ainda mais em mundo onde tudo está mudando em uma velocidade cada vez maior. 

O chefe é um dos motivos apontados pelos profissionais para explicar a infelicidade no ambiente de trabalho. De modo contraintuitivo, porque se poderia pensar que esta seria uma ação exclusiva da liderança, Santos sugere no sétimo capítulo que o liderado também gerencie o seu chefe. Essa gestão se caracterizaria por ter um bom alinhamento, saber oferecer ajuda ao seu gerente, por aprender a comunicar e ter conversas difíceis e pela aceitação de que algumas decisões tomadas pelo líder escaparão ao entendimento do liderado.

Ainda referente ao trato com o líder, Santos destaca um ponto muito importante para que esta relação seja a mais transparente possível. “Declare sua intenção”, diz o autor. E este é o título do oitavo capítulo. Dizer ao chefe/gestor com todas as letras ou ao menos sugerir o que você tenciona na empresa pode ser a diferença entre a estagnação e o progresso na carreira.

O nono capítulo está diretamente relacionado à atuação desenvolvida por Santos nos últimos anos e algo que ele próprio usou sem parcimônia para conquistar seu sucesso profissional. Ter um mentor é a lição passada pelo autor nesta parte do livro. Decisão, conforme o diretor de vendas, essencial para um melhor direcionamento na carreira. “Vejo o mentor como alguém que vai escutar os seus anseios, dividir a própria experiência e debater possíveis caminhos e soluções para o que quer que seja”, diz.

Se nos capítulos anteriores, Santos se deteve nas atitudes que os profissionais devem tomar para quebrarem o ciclo de infelicidade que caracteriza a trajetória profissional, no penúltimo capítulo da obra, o autor destaca 10 hábitos que travam a carreira de qualquer pessoa. São eles: mentir; brigar com a realidade; não saber dar e receber feedback; fechar portas ao sair de uma empresa; importar o ranço dos outros; trair a confiança; não considerar outras perspectivas; comparar-se; ter medo de ser julgado; e relutar em tomar decisões.

O 11º e último capítulo do livro é dedicado à coragem, habilidade que foi essencial para que Santos superasse os inúmeros obstáculos que atravessaram seu caminho rumo à sucesso profissional e que é imprescindível para qualquer indivíduo que deseja ser feliz, na vida pessoal e profissional. Citando frase de autor desconhecido, Santos pede em uma das últimas páginas do livro: “Para cada gota de medo, tenha um oceano de coragem”.

A trajetória do mentor

Luciano Santos atualmente é diretor de vendas do Facebook, posição que ocupa há quatro anos, mas já trabalhou em outras duas empresas gigantes de conteúdo e tecnologia. No UOL, em um período de sete anos e meio, atuou como atendente de suporte, no departamento de comunicação e por fim chegou à área editorial. No Google, teve cerca de dez funções diferentes até chegar à área de vendas e iniciar uma carreira na gerência, assumindo a liderança de todo um time. Foram 11 anos na empresa.

A trajetória profissional de Santos, porém, não se restringe a estas três empresas. “Comecei minha carreira muito cedo, trabalhando com meu pai em uma loja itinerante na Grande São Paulo e no interior”, lembra. Durante esta experiência, adquiriu a base profissional que tem hoje, trabalhando como caixa, vendedor, na parte de finanças, especialista nos produtos e se relacionando com milhares de pessoas. A empresa de seu pai, contudo, acabou falindo e Santos precisou arcar com os estudos. Ele, que já fazia faculdade de Letras à noite, conseguiu um emprego como operador de guilhotina. Posteriormente, trabalhou como auxiliar de vendas, até chegar ao Uol e dar prosseguimento a sua tão bem-sucedida carreira.

Durante sua experiência no mundo corporativo, Santos tomou gosto por temas como educação corporativa e mentorias de liderança e resolveu, no início de maneira despretensiosa, postar suas reflexões em redes sociais. Não sem espanto viu suas postagens atingirem a marca de 400 mil leitores, a maior parte deles no LinkedIn, que resultou na eleição do diretor de vendas como LinkedIn Top Voice do ano de 2020. Seu sucesso como produtor de conteúdo especializado em educação corporativa o levou a escrever uma coluna mensal chamada “Divã Corporativo”, na revista HSM Management e a se tornar conselheiro na Escola de Líderes.

Agora, para dar vazão a sua verve de escritor, que foi o que o levou a cursar Letras quando jovem, e para tentar alcançar com seus conselhos sobre gestão de carreira, um público ainda maior, Santos escreve e publica o livro “Seja egoísta com sua carreira – Descubra como colocar você em primeiro lugar em sua jornada profissional e alcance seus objetivos pessoais”.

 

Ficha Técnica

SEJA EGOÍSTA COM SUA CARREIRA

Título: Seja egoísta com sua carreira

Subtítulo: Descubra como colocar você em primeiro lugar em sua jornada profissional e alcance seus objetivos pessoais

Autor: Luciano Santos

ISBN: 978-65-88523-34-6

Formato: 16x23 cm

Páginas: 208

Preço de capa: R$49,90

Preço e-book: R$34,90

Lançamento: novembro de 2021

Selo: Gente Autoridade

Gênero: Carreira


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