Após cancelar sua vinda ao Brasil em 2020, por causa do coronavírus, autor francês chega na próxima semana
Impedido de vir ao Brasil para lançar seu livro “A voz no divã — Uma leitura psicanalítica sobre ópera, música sacra e eletrônica” em março de 2020, por causa da disseminação do coronavírus, Jean-Michel Vives, psicanalista e professor da Universidade de Côte d’Azur, desembarca em breve no país para novos lançamentos. À época, o autor acatou a orientação do governo francês para que escolas e universidades não apenas interrompessem as aulas, mas também evitassem que o corpo docente viajasse para o estrangeiro.
Agora, em 2021, além de uma série de aulas e conferências, Jean-Michel realiza o lançamento dos livros “A voz no divã” (2020) e “Autismo e mediação” (2021), ambos publicados pela Aller Editora. O evento acontece na quarta-feira, 17 de novembro, na Livraria Martins Fontes Paulista, e vai contar com sessão de autógrafos. A entrada é gratuita.
No dia 16 de novembro, às 19h, Vives ministra presencialmente a conferência “Autismo e psicanálise: casos clínicos e modelos de intervenção”, na Faculdade das Américas, que fica na rua Augusta, 1508. Já no dia 18, às 20h30, em modelo virtual, o autor leciona a aula “O amor cortês: uma abordagem das ligações entre transferência e sublimação”, na página no Facebook do Corpo Freudiano São Paulo. E na sexta-feira, 19, às 8h30, acontece a conferência virtual “A orientação psicanalítica para o tratamento de pacientes com diagnóstico de autismo”, no Encontro do Laboratório de Psicopatologia, Sujeito e Singularidade.
Confira a agenda completa de eventos de Jean-Michel Vives aqui.
Sobre o autor: Jean-Michel Vives é psicanalista e professor de Psicopatologia Clínica na Universidade Côte d’Azur (França). É membro do movimento Insistance em Paris e do Corpo Freudiano – RJ (Brasil). Pesquisa sobre a dimensão pulsional da voz e a gestão social do gozo a ela associado. Interessa-se pela teorização dos desafios psicológicos da prática teatral. Participou, como dramaturgo, de inúmeras encenações teatrais e óperas. Ministra, regularmente, cursos e conferências em universidades de Nova York, Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza e Toronto. Seus artigos foram publicados em várias línguas. No Brasil, além de A voz no divã, Jean-Michel Vives publicou os livros A voz na clínica psicanalítica e Variações psicanalíticas sobre a voz e a pulsão invocante.
Sobre a editora: A Aller Editora oferece em seu catálogo obras que se debruçam sobre os temas cruciais da teoria e da prática clínica, desde seus fundamentos até as repercussões dos debates atuais sobre o sujeito contemporâneo. Inspirada pelo verbo francês aller, que significa “ir”, a casa editorial convida leitores, atuantes na área de psicanálise ou não, a percorrer caminhos que cruzam fronteiras e a embarcar nesse desafio que é ler como movimento.
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe aqui a sua opinião! ;)