Estudantes estimulam reforço dos cuidados contra a covid-19 entre os colegas

 


Alunos do 4º ano do Colégio Marista fizeram oficinas para difundir as melhores práticas de prevenção do vírus Desde que as aulas presenciais retornaram este ano, os protocolos de biossegurança tiveram que ser redobrados nas escolas. Tudo para que os estudantes possam continuar os estudos protegidos da covid-19.

Para os mais novos, todas as informações técnicas que cercam a pandemia ainda podem gerar dúvidas, mas os pequenos têm todos os cuidados que precisam ser tomados na ponta da língua. 

Foi assim que surgiu o Projeto de Intervenção Social (PIS) “Cuidados e empatia contra a pandemia”, das turmas do 4º ano C do Colégio Marista Maringá. “A ideia dos estudantes foi promover oficinas explicativas dos principais cuidados contra a covid-19, sempre pensando que, quando nos cuidamos, estamos também protegendo aqueles que estão ao nosso redor”, conta Michele Barriviera, professora que acompanhou o projeto.

Informação contra a contaminação

Para dar início a seu Projeto de Intervenção Social, a turma convidou um pediatra para responder às dúvidas levantadas pelos alunos sobre o novo coronavírus, principalmente no que diz respeito aos seus efeitos em crianças. 

Melhor informado, o grupo chamou alunos de outras turmas para participar das três oficinas que desenvolveram: com tinta guache, mostraram para os colegas qual é a melhor forma de lavar as mãos, esfregando bem todos os cantos. Em outra oficina, fizeram uma experiência com água e orégano para demonstrar a importância de estar sempre com as mãos limpas. Famoso no início da pandemia, o experimento consiste em mergulhar as mãos em uma mistura de água com orégano — que representa o vírus — e, em seguida, em uma vasilha de água com sabão, que afasta quase imediatamente as folhas do tempero.

Por fim, estruturaram um passo a passo para explicar como usar a máscara corretamente, uma etapa indispensável para frear a disseminação da covid-19. Depois da troca de informações, os participantes das oficinas responderam em vídeo quais foram os seus aprendizados. “Essa aprendizagem é a proposta do PIS, em que os alunos pensam em ações para buscar resolver um problema social a nível de escola, casa, bairro, cidade, estado, país ou até mundo. Isso incentiva o pensamento crítico e a reflexão social”, complementa Michele.

Sobre os Colégios Maristas:  os Colégios Maristas estão presentes no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.


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