Estudantes estimulam reforço dos cuidados contra a covid-19 entre os colegas
Para os mais novos, todas as informações técnicas que cercam a pandemia ainda podem gerar dúvidas, mas os pequenos têm todos os cuidados que precisam ser tomados na ponta da língua.
Foi assim que surgiu o Projeto de Intervenção Social (PIS) “Cuidados e empatia contra a pandemia”, das turmas do 4º ano C do Colégio Marista Maringá. “A ideia dos estudantes foi promover oficinas explicativas dos principais cuidados contra a covid-19, sempre pensando que, quando nos cuidamos, estamos também protegendo aqueles que estão ao nosso redor”, conta Michele Barriviera, professora que acompanhou o projeto.
Informação contra a contaminação
Para dar início a seu Projeto de Intervenção Social, a turma convidou um pediatra para responder às dúvidas levantadas pelos alunos sobre o novo coronavírus, principalmente no que diz respeito aos seus efeitos em crianças.
Melhor informado, o grupo chamou alunos de outras turmas para participar das três oficinas que desenvolveram: com tinta guache, mostraram para os colegas qual é a melhor forma de lavar as mãos, esfregando bem todos os cantos. Em outra oficina, fizeram uma experiência com água e orégano para demonstrar a importância de estar sempre com as mãos limpas. Famoso no início da pandemia, o experimento consiste em mergulhar as mãos em uma mistura de água com orégano — que representa o vírus — e, em seguida, em uma vasilha de água com sabão, que afasta quase imediatamente as folhas do tempero.
Por fim, estruturaram um passo a passo para explicar como usar a máscara corretamente, uma etapa indispensável para frear a disseminação da covid-19. Depois da troca de informações, os participantes das oficinas responderam em vídeo quais foram os seus aprendizados. “Essa aprendizagem é a proposta do PIS, em que os alunos pensam em ações para buscar resolver um problema social a nível de escola, casa, bairro, cidade, estado, país ou até mundo. Isso incentiva o pensamento crítico e a reflexão social”, complementa Michele.
Sobre os Colégios Maristas: os Colégios Maristas estão presentes no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe aqui a sua opinião! ;)