O livro enquanto ferramenta para gerar novos negócios
Saiba como a escrita pode ampliar a reputação de um profissional liberal
É possível afirmar que o mundo dos negócios está em constante transformação, as tecnologias emergentes e a evolução comportamental das pessoas colaboram para que novos modelos de trabalho sejam implantados nas empresas e também fora delas. O aumento do interesse em se tornar um autor entre os profissionais liberais é uma tendência do mercado editorial.
Isso acontece porque os livros de não ficção têm como intuito ensinar algo, instruir os leitores com conhecimentos, habilidades e experiências de domínio do autor. Essa vertente conta com um campo enorme de atuação, no qual é possível definir o tema e explorar diversos caminhos de transmiti-lo.
A publicação de um livro traz como resultado o crescimento do número de pessoas que passam a conhecer o nome e o trabalho do autor que o lançou. Em outras palavras: os profissionais liberais como os advogados, médicos, dentistas, psicólogos, arquitetos, engenheiros, jornalistas entre outros, que se tornam autores, aumentam o seu alcance de público e despertam atenção no mercado.
O lançamento de livros escritos por estes profissionais pode impulsionar ainda uma carreira como palestrante e consultor para empresas, com necessidade de treinamento de colaboradores, e organizadores de eventos. Uma obra no currículo de um especialista confere reputação, visibilidade e influência em sua área de atuação, posicionando o profissional como importante formador de opinião.
Para quem trabalha na área acadêmica, por exemplo, ter um ou mais livros, que tratem de assuntos essenciais de uma ou mais disciplinas de cursos de graduação, atendendo às necessidades de aprendizagem dos alunos e de ensino dos professores, contribui para tornar o autor uma referência de grande valor e proporciona convites para ele realizar apresentações, lecionar e coordenar cursos em instituições de ensino superior.
Para Eduardo Villela, book advisor e profissional com mais de 16 anos de experiência no mercado editorial, o livro gera visibilidade para a atuação de qualquer profissional “Os advogados ou profissionais liberais da área da saúde, por exemplo, se estes especialistas tiverem um escritório ou clínica, ao publicar um livro, existe uma boa chance de parte dos leitores, ou mesmo pessoas indicadas por eles, buscarem os seus serviços por conta do seu conteúdo materializado em uma obra literária”, enfatiza.
Além de ampliar os negócios, os profissionais liberais que optam por compartilhar conhecimento por meio da escrita podem se tornar relevantes formadores de opinião.
“Sempre digo que lançar um livro é uma das maneiras mais eficazes de materializar, de registrar seus conhecimentos, know-how e vivências, visando agregar valor e contribuir genuinamente para o bem-estar dos leitores. Em minha carreira, lancei mais de uma centena de livros de autoria de profissionais liberais e autônomos, posso afirmar com tranquilidade na valorização e divulgação de sua atuação profissional”, finaliza o book advisor.
Eduardo Villela é Book Advisor. Assessora pessoas, famílias e empresas na escrita e publicação de seus livros. Trabalha com escrita e publicação de livros desde 2004. Já lançou mais de 600 livros de variados temas, entre eles comportamento e psicologia, gestão, negócios, universitários, técnicos, ciências humanas, interesse geral, biografias/autobiografias, livros de famílias e ficção infantojuvenil e adulta.

0 comentários:
Postar um comentário
Deixe aqui a sua opinião! ;)