Novo livro de especialista em Covid-19 propõe métodos comprovados para se evitar novas pandemias
Em obra recém-lançada no Brasil pela Editora Artmed, Peter J. Hotez, cientista internacionalmente reconhecido pelo desenvolvimento de vacinas contra doenças tropicais negligenciadas, explica como a diplomacia das vacinas pode prevenir problemas de saúde globais
Diante das constantes possibilidades de disseminação das novas variantes do coronavírus em todo mundo, a Artmed, selo editorial de saúde da +A Educação, acaba de lançar em língua portuguesa o livro “Prevenindo a próxima pandemia”, escrito por Peter J. Hotez, médico-cientista norte-americano especialista em Covid-19 e internacionalmente reconhecido no desenvolvimento de vacinas contra doenças tropicais negligenciadas. Na obra, que já está disponível em todo o Brasil nas versões físicas e e-book, o autor explica como podemos renovar e redirecionar a diplomacia das vacinas para combater problemas de saúde globais.
“O livro propõe métodos historicamente comprovados para nos preparar para um futuro mais seguro e saudável e diminuir a tensão nas relações internacionais. Espero que este trabalho seja uma contribuição para compreendermos como tantos dos impulsionadores das doenças hoje estão relacionados a fatores externos às ciências biomédicas, especialmente o crescimento global e devastador nas atividades anticiência em todo o mundo”, comenta o especialista, que também é autor de 4 livros e mais de 500 artigos científicos originais.
Segundo o cientista, doenças e vírus modernos têm sido impulsionados por guerras e conflitos, bem como por pobreza, urbanização, mudanças climáticas e um novo e problemático movimento antivacinas.
“Por causa dessas forças do século XXI, vemos reduzidos os avanços prévios da saúde global, com aumentos agudos nas taxas de doenças negligenciadas e passíveis de prevenção com vacinas na Península Arábica, na Venezuela, em partes da África e mesmo na Costa do Golfo dos Estados Unidos”, argumenta Hotez.
Ao se concentrar nos fatores sociopolíticos e ambientais que desencadeiam as mais controversas e urgentes preocupações em relação a saúde global, Hotez ressalta a importância da participação pública para comunicar a urgência de adotarmos a ciência durante esses tempos turbulentos.
Tendo atuado entre 2014 e 2016 como enviado científico dos EUA para o Oriente Médio e Norte da África na era Obama, Hotez revela como acompanhou de perto o ressurgimento de doenças infecciosas tropicais e o estabelecimento de parcerias para o desenvolvimento de vacinas para combatê-las. A publicação traz ainda detalhes dos anos em que Hotez se dedicou a desenvolver novas vacinas em laboratório e recorda suas viagens ao redor do mundo para criar parcerias para vacinação, em países ricos e pobres, na tentativa de extinguir problemas de saúde importantes.
Neste delicado cenário atual de tantas mortes que poderiam ter sido evitadas, Prevenindo a próxima pandemia oferece doses iguais de ajuda científica e esperança centrada na humanidade, mostrando que a prevenção de pandemias é sempre oportuna, mas será ainda mais crucial em um mundo com Covid-19 e pós-Covid-19.
O cientista participará de um webinar gratuito ao vivo no dia 15 de julho, às 19h, no Youtube da Artmed. Os interessados devem se cadastrar via este link: https://bit.ly/3ydRguP
Ficha técnica:
Livro: “Prevenindo a próxima pandemia: diplomacia das vacinas em tempos de anticiência”
Autor: Peter J. Hotez
Editora: Artmed
Colaboração: Johns Hopkins University Press
Onde comprar: https://loja.grupoa.com.br/
SOBRE O AUTOR:
Peter J. Hotez, M.D., Ph.D, é reitor da Escola Nacional de Medicina Tropical e professor de pediatria, virologia molecular e microbiologia no Baylor College of Medicine, onde também é codiretor do Centro de Desenvolvimento de Vacinas do Texas Children’s Hospital. Ele também é professor universitário de biologia na Baylor University, fellow no Instituto Hagler de Estudos Avançados na Universidade Texas A&M, fellow em doença e pobreza no Instituto Baker de Políticas Públicas da Rice University e senior fellow no Instituto Scowcroft de Assuntos Internacionais na Universidade Texas A&M.
Médico-cientista internacionalmente reconhecido, Hotez obteve a graduação em biofísica molecular pela Universidade de Yale em 1980, seguido pelo doutorado em bioquímica pela Universidade Rockefeller em 1986 e pela graduação médica pelo Weill Medical College da Universidade de Cornell em 1987. Hotez é autor de mais de 500 artigos científicos originais, além de ser autor de quatro livros próprios e editor de vários livros-texto. Ele foi presidente da Sociedade Americana de Medicina Tropical e Higiene e é editor-chefe fundador da PLOS Neglected Tropical Diseases. Hotez é membro eleito da Academia Nacional de Medicina e da Academia Americana de Artes e Ciências. Em 2011, recebeu o Abraham Horwitz Award da Organização Pan-Americana da Saúde da OMS.
Entre 2014 e 2016, Hotez serviu como enviado científico dos EUA pelo governo Obama, com foco em iniciativas de diplomacia das vacinas entre o governo dos EUA e os países do Oriente Médio e norte da África. Em 2018, foi apontado para trabalhar na mesa diretora da Fundação Binacional de Ciências EUA-Israel. Ele serviu em forças-tarefa de doenças infecciosas em dois governos consecutivos no Texas. Por esses esforços, ele foi escolhido em 2017 pela revista Fortune como uma das 34 pessoas mais influentes em cuidados de saúde, recebendo um prêmio de distinção da B’nai B’rith International. Em 2018, recebeu o Sustained Leadership Award da Research!America.
SOBRE A +A EDUCAÇÃO:
A +A Educação é a maior edtech do Brasil. Por meio de um portfólio de soluções que incluem tecnologias educacionais para instituições de ensino superior, hub de conteúdo para profissionais de saúde, e publicações científicas, técnicas e profissionais, a empresa é um verdadeiro ecossistema de negócios em tecnologia para educação. Com o propósito de expandir os horizontes do conhecimento, o grupo iniciou sua trajetória no Sul do país em 1973 como uma editora, criada por Henrique Kiperman, e já publicou mais de 4 mil livros e está presente em mais de mil instituições de ensino, impactando mais de 3,5 milhões de estudantes. Para mais informações, acesse: www.grupoa.com.br
Informações à imprensa:
bowler
Leandro Siqueira (11) 9 7458-7795
leandro.siqueira@bowler.com.br
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe aqui a sua opinião! ;)