Shots de imunidade auxiliam a reforçar o sistema imunológico
Faculdade Senac Maringá reúne profissionais de saúde e gastronomia para dicas de como melhorar a imunidade
Com a pandemia, muitas pessoas estão buscando formas de aumentar sua imunidade. A alimentação é um dos fatores que contribuem para fortalecer o sistema imunológico e manter o equilíbrio do organismo.
Mostrando que saúde e gastronomia se complementam, o Senac PR reuniu a instrutora de seu curso Técnico em Enfermagem, Eliete Reis, e a professora da graduação de Tecnologia em Gastronomia, Leticia Petryszyn, na cozinha pedagógica da Faculdade Senac Maringá para uma conversa sobre o assunto.
“A imunidade é o mecanismo de defesa do organismo contra substâncias estranhas. Para ter uma boa imunidade, existem aspectos de médio e longo prazo, são hábitos de vida que precisamos ter para manter o corpo em equilíbrio para evitar de contrair algumas doenças e, caso sejam contraídas, passar por elas de maneira mais tranquila. Por isso agora na pandemia temos falado muito sobre imunidade”, explica Eliete.
Segundo a chef e nutricionista Leticia Petryszyn, alguns alimentos podem auxiliar o sistema imunológico e sugere a ingestão matinal os chamados shots de imunidade. “Os shots são bebidas com princípios ativos superconcentrados que auxiliam a reforçar o sistema imunológico. São rotinas fáceis para adotar no dia a dia e melhorar a qualidade imunológica, sem grandes investimentos ou tempo de preparação”, destaca.
A seguir, a professora da Faculdade Senac Maringá ensina três shots para dar um up na imunidade:
SHOT VERMELHO
Meio limão espremido (rico em vitamina C e antioxidante)
1 colher café de canela (estimulante)
1 colher café de beterraba em pó (antioxidante)
10 gotas de extrato de própolis (anti-inflamatório e antiviral)
SHOT VERDE
1 limão espremido (vitamina C e antioxidante)
1 colher de café de guaraná em pó (estimulante)
1 colher de café de espinafre em pó (antioxidante - pode ser substituído por spirulina ou chlorella)
10 gotas de extrato de própolis (anti-inflamatório e antiviral)
SHOT AMARELO
1 limão espremido (vitamina C e antioxidante)
1 colher de café gengibre em pó (anti-inflamatório e bactericida)
1 colher de café de cúrcuma (anti-inflamatório)
10 gotas de extrato de própolis (anti-inflamatório e antiviral)
Para quem achar muito ácido e para ativar melhor os bioativos da composição, Leticia sugere diluir os preparos em um pouco de água morna.
De acordo com instrutora da área da saúde, os shots podem ser tomados por toda a família. “Crianças também podem tomar, com a substituição pela versão não alcoólica do extrato de própolis. O ideal é beber o shot em jejum e aguardar 30 minutos para ingerir qualquer outro alimento, para que o organismo possa absorver todos os compostos”. Eliete lembra ainda que a boa alimentação precisa ser combinada a outros fatores para melhorar a imunidade, tais como dormir em média de 6 a 8 horas por noite, praticar no mínimo 30 minutos de atividade física por dia, além de evitar o uso de cigarro, tabaco, narguilé e álcool.
Assista ao vídeo completo com as dicas das profissionais do Senac PR e as receitas dos preparos que ajudam a aumentar a imunidade a partir de seu consumo diário.
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe aqui a sua opinião! ;)