Autoras de livro finalista do prêmio Jabuti de 2020 apostam em plataforma de autopublicação

 Lala Deheinzelin e Dina Cardoso encontraram no Clube de Autores uma nova opção para gerir as vendas de sua obra

A facilidade e o controle de todo o processo de produção da autopublicação tornaram-se atraentes aos escritores que buscam publicar suas obras. Essa nova forma de lançar e vender livros vem crescendo cada vez mais, é o que apontam os últimos dados do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação da América Latina. A empresa, que hoje representa 27% de todos os livros publicados no Brasil, registrou um aumento de 200 novos autores em 2020 e tem publicado cerca de mil livros por mês. Chegando à marca de 72 mil títulos e 57 mil autores publicados na plataforma. 

 

A futurista Lala Deheinzelin, pioneira da Economia Criativa, considerada uma das cem mulheres do mundo que estão cocriando a nova sociedade e a economia e Dina Cardoso, seu braço direito na gestão da Fluxonomia 4D, fazem parte deste time. Juntas escreveram o livro “Novas Economias Viabilizando Futuros Desejáveis” e perceberam que optar por uma plataforma de autopublicação, que também gerencia todas as questões de entrega e disponibiliza a obra em diversas livrarias online para venda, seria a melhor opção no momento.

 

“Nós chegamos a imprimir por conta própria cerca de mil exemplares, que foram distribuídos em um evento de lançamento no final de 2019. Depois, sentimos um pouco de dificuldade para administrar a logística dos poucos exemplares restantes. Então decidimos experimentar o processo do Clube dos Autores para dar continuidade. Afinal, o livro fala sobre novas economias e aborda bastante a importância do compartilhamento e da colaboração”, explica Dina Cardoso, Coautora do livro. 

 

Lançado em 2019, o livro foi indicado na categoria Economia Criativa do prêmio Jabuti 2020, ficando entre os finalistas. Uma raridade em se tratando de autores independentes. Seu conteúdo envolve diversas camadas, que vão sendo expostas conforme a disponibilidade de aprofundamento do próprio leitor. Pode ser interpretado como um livro técnico, que introduz um passo a passo de uma metodologia inovadora. Um livro informativo, que atualiza sobre as dinâmicas das novas economias (criativa, compartilhada, colaborativa e multivalores). Ou um livro sobre a vida, que revela um novo olhar, inspirando a sair da intenção para a ação.

 

E é exatamente neste novo cenário de novas economias e inovação em que as plataformas de autopublicação vem ganhando espaço e relevância no mercado editorial. Para Ricardo Almeida, CEO do Clube de Autores, disponibilizar um livro nos mais diversos marketplaces do país, a rapidez para se autopublicar e não precisar se preocupar com logística alguma são fatores que tornam este modelo mais atrativo. “Os autores podem publicar conosco em poucos cliques e automaticamente sua obra estará disponível em todas as livrarias online. E ele ainda escolhe o valor que pretende ganhar com cada venda”.

 

A autopublicação já é uma realidade no mundo inteiro. Só nos Estados Unidos, mais de 40% de direitos autorais são pagos em livros auto publicados. Essa ferramenta é vista como uma alternativa, principalmente para os novos autores, que percebem que este é um caminho simples e sem necessidade de investimento financeiro. Além disso, o escritor tem total autonomia de sua obra, definindo todas as características dela, se será publicada na versão impressa e/ou ebook, quais os canais de venda online irá disponibilizar e quanto quer receber. Após esse rápido processo, não é preciso se preocupar com mais nada, todo caminho para impressão até a entrega é responsabilidade do Clube de Autores, que também já repassa o dinheiro direto para a conta do autor. 

 

Sobre o Clube de Autores
Clube de Autores é a maior plataforma de autopublicação da América Latina. Hoje, a plataforma on demand, representa cerca de 27% de todos os livros publicados no Brasil. Além disso, oferece uma gama de serviços profissionais para os autores independentes que pretendem crescer e se desenvolver no mercado de literatura. A empresa, comandada por Ricardo Almeida, fechou o primeiro semestre de 2020 com uma rentabilidade 35% maior que no mesmo período do ano anterior. Além disso, registrou aumento de 40% em suas vendas. 

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