Projeto leva coletores menstruais para comunidades carentes, contribuindo para a redução da pobreza menstrual no Brasil

 


O projeto Dona Do Meu Fluxo é uma parceria da empresa de soluções menstruais reutilizáveis Korui e a ONG Raízes Desenvolvimento Sustentável.

 

Foto: reprodução instagram: @donadomeufluxo

 

A cada 10 coletores vendidos pela Korui, 1 é doado para pessoas em situação de vulnerabilidade. Tudo isso é viabilizado através da parceria entre Korui e Raízes, contando com apoiadores em diferentes edições. Ao longo dos seus quase 5 anos, o projeto já rodou mais de 4.500 km, 22 comunidades foram visitadas e mais de 2.550 coletores doados.

Sabemos que o acesso a produtos de higiene íntima não é algo simples em grande parte do país, saneamento básico, água e artigos para higiene é concedido a uma pequena parcela da população. Cerca de 23% das brasileiras entre 15 e 17 anos e 19% entre 18 e 25 anos, não possuem acesso a produtos de higiene menstrual por não terem condições financeiras de adquirir estes itens. Quando falamos de informação e instrução relacionadas à menstruação é ainda muito mais delicado.

O objetivo do projeto Dona Do Meu Fluxo é tratar da dignidade menstrual: levar para as comunidades não apenas o coletor menstrual, mas também empoderar mulheres. A abordagem do workshop trata sobre autoconhecimento do corpo, dos ciclos e da sexualidade, em ambientes de troca diversos e ricos em informação, possibilitando uma nova forma de olhar e viver a menstruação.

O coletor menstrual é um copinho feito de silicone medicinal, que oferece segurança, praticidade, saúde e conforto. Com ele meninas e mulheres podem viver seus ciclos sem deixar de fazer outras atividades por causa da menstruação. Elas podem se sentar confortavelmente, andar tranquilamente, nadar, correr e fazer normalmente suas atividades do dia a dia, podendo ficar até 12 horas com ele. Além disso, o coletor menstrual tem durabilidade de 10 anos, sendo necessário apenas um para acompanhar todo o ciclo menstrual.

Para mulheres em regiões de extrema pobreza,essa é uma solução que pode mudar vidas. Ao invés de utilizar papelão, miolo de pão, ou até os paninhos na vagina, o coletor garante a saúde e liberdade para elas saírem como quiserem, sem medo de vazamentos e alergias. É um grande passo para se aproximar mais de si mesma, de conhecer seu próprio corpo, fazendo com que a menstruação deixe de ser um problema e passe a ser um processo natural e saudável da vida das mulheres.


Desde já agradecemos!
Um abraço.

Qualquer dúvida estamos à disposição:
Kauê: kauevsoares1@gmail.com, (11) 95312-0602
Aline: Aline:alinepriaraujo@gmail.com, (11) 99286-9268


Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião! ;)