Dia do vestibulando: como tirar proveito das mudanças nos calendários

 Alterações de datas e locais de processos seletivos pedem flexibilidade e resiliência de candidatos

A pandemia tem alterado o calendário de vestibulares por todo o Brasil. A data de realização do Enem 2021 (Exame nacional do Ensino Médio), por exemplo, ainda está indefinida e se soma às muitas incertezas pelas quais passam os estudantes do último ano do Ensino Médio.


Mas mesmo diante do cenário repleto de incertezas, é possível usar esses fatores a favor dos estudos, de acordo com o coordenador do Ensino Médio do Colégio Marista de Londrina, Nilson Castilho. “Esses prazos podem ser bons se forem vistos como oportunidades. As mudanças de datas se referem a adiamentos de aplicação de provas, proporcionando tempo maior para revisar alguns conteúdos”, esclarece.

É claro que a preparação acadêmica deve estar em dia. Para os estudantes que mantêm uma rotina de estudos de forma sistematizada, estão conscientes de seus potenciais e fragilidades e direcionam os esforços de maneira assertiva, o coordenador acredita que seja possível obter bons resultados independentemente do período em que a prova irá ocorrer.

Na opinião de Nilson Castilho, o ideal é aproveitar o maior prazo para fazer revisões pontuais. “Resolver exercícios de maior complexidade, treinar a escrita da redação e se manter informado quanto às atualidades é essencial nesse período”. Ou seja, quanto mais o aluno se preparar, menos entrave será a data em que o vestibular ou ENEM vier a ocorrer.

Fator psicológico

A mudança de calendário pode afetar os alunos no que diz respeito ao aspecto emocional e de segurança para realizar a prova. “Deixar que a ansiedade e a insegurança tomem conta pode  um entrave para o aluno que se vê rendido aos seus sentimentos”, analisa. Para isso, cuidar do psicológico é essencial. Desenvolver resiliência e ter uma mentalidade de crescimento ajudam muito, explica o coordenador, que reforça: “não se trata de uma postura positiva qualquer ou uma falsa ideia de que tudo está bem. Trata-se de transformar frustração em oportunidade”. Além disso, cuidar da saúde física é essencial, primando por momentos de cuidado próprio e lazer para manter o equilíbrio entre corpo e mente, tão necessário para momentos de prova.

Sobre os Colégios Maristas:  os Colégios Maristas estão presentes no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.



Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião! ;)