Tecnologia de empresa curitibana ajuda restaurantes a superarem a crise

 Sistemas racionalizam cardápios e controle do custo de mercadorias, proporcionando sustentabilidade financeira e qualidade dos serviços.


Medidas restritivas e até lockdown adotados para diminuir a circulação do novo coronavírus estão novamente fazendo parte da realidade do Brasil. Para um dos setores mais impactados, o food service (restaurantes, lanchonetes, bares e similares), as soluções em tecnologia da informação estão se mostrando como aliadas para a manutenção das atividades nestes tempos difíceis.

São ferramentas voltadas, sobretudo, à gestão do empreendimento, portanto, imprescindíveis para a obtenção de resultados que garantam a sobrevivência do negócio. Impactam, também, na qualidade do serviço prestado ao cliente, promovendo um círculo virtuoso: consumidor satisfeito gera novas vendas, que proporcionam receita necessária para viabilizar a sustentabilidade financeira.

Especializada em soluções em gestão para food service, a ACOM Sistemas constata que o setor tem utilizado os períodos em que os estabelecimentos precisam suspender o atendimento presencial para se focar em gargalos internos. Nesse olhar para o fazer cotidiano, os empresários identificam procedimentos que podem ter sua eficiência melhorada, conforme afirma Eduardo Ferreira, CCO da ACOM, empresa com sede em Curitiba e unidades em Cascavel (também no Paraná) e na cidade de São Paulo.

“Donos de restaurantes, bares e lanchonetes estão cientes de que o enfrentamento dessa crise passa por rever processos, para torná-los mais eficientes. A fase de baixa nas atividades traz muita incerteza e insegurança, mas, ao mesmo tempo, é o momento para se dedicar a enfrentar problemas internos. Negócios que melhor se prepararem estarão mais aptos para se recuperar na retomada”, avalia o executivo.

'DELIVERY TECNOLÓGICO' FAZ A DIFERENÇA


As soluções disponíveis suprem necessidades imediatas também – como a prestação de serviços por delivery. Uma ferramenta da ACOM Sistemas, a “Engenharia de Cardápio” (que faz parte do ERP EVEREST),  permite, a partir do controle preciso do que cada prato, lanche ou combo demanda de ingredientes e alimentos, adequar o menu feito para as especificidades da refeição montada para a entrega. Adequação que evita desperdícios e garante um uso mais racional dos insumos.

Custos caem, melhorando os resultados financeiros, pontua Ferreira. “Dessa forma, os estabelecimentos passam a ter lucratividade com o delivery. E, neste período em que é preciso estar com as portas fechadas, o delivery se torna a única fonte de receita para restaurantes, lanchonetes e bares”, acrescenta o executivo, ilustrando a importância de uma solução em gestão para a atividade-fim do negócio.


Eduardo Ferreira, da ACOM Sistemas

Outra solução fornecida pela ACOM Sistemas dentro do ERP, o CMV (custo da mercadoria vendida), proporciona ao gestor do restaurante, bar ou lanchonete padronizar a quantidade precisa de ingredientes por prato, porção ou lanche – o sistema faz esse cálculo. “Isso acaba com desperdícios. Além de se evitar perda de comida, diminuem-se custos. Rentabiliza-se melhor cada prato, cada porção, cada lanche”, assinala o CCO da empresa.

O CMV já vem sendo adotado há alguns meses, por exemplo, pela rede paulista Batata Dipz, que tem lojas na capital e em São José do Rio Preto. O sócio-fundador e diretor da companhia, Luiz Augusto Fochi Golin, conta que com a redução de custos foi possível diminuir o preço de lanches ao consumidor. “Controlamos desperdícios e erros de posicionamentos”, sintetiza o gestor da rede.

Tecnologias da informação para processos de gestão também estão sendo incorporadas por restaurantes tradicionais – que conservam as características originais sem renunciar à inovação. É o caso do Jardim de Napoli, com 72 anos de existência, em São Paulo. O gerente administrativo, Rubens Gois e Silva, explica que a aquisição de solução da ACOM Sistemas visa ganhos em longo prazo.

Outro restaurante paulista, o MoMa – Modern Mamma Osteria, precisou lançar mão do delivery na pandemia. O uso de tecnologias de gestão de food service da ACOM Sistemas proporcionou administração mais eficiente dos recursos, tornando viável a modalidade de entrega, por exemplo. “Estamos conseguindo atravessar a tempestade”, conforta-se.

MAIS INFORMAÇÕES

• Sobre a ACOM Sistemas: https://acomsistemas.com.br/


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