Dia Mundial do Coração é celebrado com palestra gratuita sobre hipertensão arterial

No último domingo de setembro é celebrado o Dia Mundial do Coração. Para comemorar a data, o tema da palestra do Viver Mais VITA - Melhor Idade será "Hipertensão Arterial", que será debatido pelo cardiologista Mario Sergio Cerci. O encontro, que também festeja os cinco anos de criação da ação mensal voltada ao público da terceira idade, acontece neste sábado (27), a partir das 8h30, no Espaço BeHappy, localizado no bairro Batel.

Durante a palestra, o médico vai explicar o que é a pressão alta e quais os cuidados que as pessoas devem ter para evitá-la e diagnostica-la, pois a doença não apresenta sintomas. Segundo o cardiologista do Hospital VITA Batel, 40 milhões de brasileiros sofrem com o problema, porém, somente 20% dos afetados controlam o problema. "O restante corre o risco de ter um infarto do coração e derrame (AVC) e nem imagina que pode aumentar a estatística de óbitos prematuros", alerta Cerci.

Ele explica que a prevalência de hipertensão arterial aumenta com a idade, atingindo até 80% da população acima dos 70 anos. "Diversos fatores contribuem para o aumento da pressão arterial, como ingestão excessiva de sal, embutidos e temperos contendo alto teor de sódio, assim como a obesidade, sedentarismo, ingestão de bebida alcóolica e tabagismo", destaca.

Mais informações:
 A hipertensão arterial ou pressão alta é o principal fator de risco para derrames, doenças cardíacas, mau funcionamento ou paralisação dos rins, lesões nas artérias, impotência sexual, além de outras complicações que alteram significativamente a qualidade de vida. "Tudo isso pode ser prevenido adotando hábitos de vida saudáveis ou tomando medicamentos", explica o cardiologista.

O coração é responsável por fazer o sangue circular por todo o nosso corpo. A força com a qual o órgão bombeia o sangue através dos vasos é chamada de pressão arterial, e é determinada pelo volume de sangue que sai do coração e a resistência à circulação exercida pelos vasos. Considera-se pressão arterial adequada quando a pressão que o sangue faz na parede das artérias para se movimentar é ao redor de 12 por 8, ou seja, máxima em 120 milímetros e mínima em 80 milímetros de mercúrio (mmHg).

Viver Mais VITA - Melhor Idade: Criado em outubro de 2009, o programa tem como objetivo promover sistematicamente ações de promoção de saúde e prevenção de doenças, com foco na população com faixa etária acima de 60 anos. Os encontros mensais iniciam com um café da manhã, seguido de atividades físicas e culturais e de palestra. O programa conta com o apoio do LANAC - Laboratório de Análises Clínicas, que oferece exames preventivos gratuitos aos 30 primeiros inscritos. Informações e inscrições pelo telefone: (41) 3883-8414.

Terceira idade - Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, no Brasil, são quase 21 milhões de pessoas com mais de 60 anos, ou seja, 7,3% dos habitantes do país. No mundo, o número de idosos com idade acima dos 65 anos era de 506 milhões em 2008, segundo o Departamento do Censo dos EUA. A entidade prevê que a terceira idade componha 14% da população global em 2040.


Serviço:
Programa Viver Mais VITA - Melhor Idade
Palestra "Hipertensão Arterial", com Dr. Mario Sergio Cerci, cardiologista do Hospital VITA Batel
Data: sábado, 27 de setembro, a partir das 8h30
Local: Espaço BeHappy - Rua Gutemberg, 137 - Batel - Curitiba - PR
Informações: 41 3883.8414
Inscrições gratuitas

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião! ;)