Das quadras de tênis, dos campos de futebol e das raias de natação para o escritório


Disciplina, iniciativa, perseverança, capacidade de planejamento, superação e eficiência. Essas são algumas das características comuns entre atletas e empreendedores. Tão comuns que muitos atletas ao encerrarem suas carreiras no esporte, se dedicam ao mundo dos negócios. É o caso do ex-tenista Guga, do ex-jogador de futebol Ronaldo Fenômeno e do ex-nadador Gustavo Borges. Grandes nomes do esporte brasileiro que construíram empreendimentos de sucesso – Instituto Gustavo Kuerten, 9ine Sports & Entertainment e Metodologia e Academias Gustavo Borges. 

Sobre a experiência de ter se distanciado da carreira de atleta para se aproximar da liderança de uma grande empresa, Gustavo Borges conta que foi desafiador. “Apesar das duas profissões se assemelharem em alguns aspectos, como por exemplo, a criação e planejamento de metas, além de manter o foco, ser líder é uma grande responsabilidade”, relata. Gustavo ainda declara que mesmo a natação sendo um esporte individual, muitas pessoas estão envolvidas para que os resultados possam aparecer, como nutricionistas, treinadores e torcedores e que considera o trabalho em equipe uma das peças mais fundamentais para colher bons frutos, tanto no esporte, quanto nas empresas.

Ainda sobre liderança, o fundador e diretor geral da Proposito, André Caldeira, explica que o processo da liderança começa na autoliderança. “O que o profissional faz em sua própria carreira e vida pessoal se reflete em sua imagem e reconhecimento, que pode ser a de um líder, ou somente a de um mero chefe”, opina, citando o Efeito Pigmaleão, um fenômeno pesquisado e batizado por Robert Rosenthal, psicólogo e professor americano de Harvard e da Universidade da Califórnia. Rosenthal defende que o grau de expectativas e percepção da realidade influenciam diretamente nos resultados que atingimos em nossas vidas. “O princípio da autoliderança norteia o que queremos atingir e o que fazemos para colocar nossos planos pessoais em prática. Quanto mais agimos, mais colocamos em prática nossos planos, e mais perto nos percebemos de nossos objetivos”, afirma André Caldeira.

Dicas do ex-nadador e empresário Gustavo Borges para os negócios e competições:

Planejamento e foco: Para alcançar o resultado esperado é necessário planejar antes e criar metas. “Precisamos sempre de um ponto de partida para saber onde queremos chegar”, explica o ex-nadador. Depois te traçar o objetivo, manter o foco é o próximo passo, pois isso ajuda a concentrar a energia nas ações planejadas.

Autoconfiança e eficiência: Fazer um trabalho com excelência já faz do indivíduo um campeão. A autoconfiança também se faz necessária, pois crer que pode desempenhar o trabalho faz toda a diferença. Um profissional confiante tem iniciativa e maximiza suas capacidades e competência.

Trabalho em equipe: Uma equipe focada e empenhada supera os obstáculos de maneira mais fácil, tanto numa competição, quanto em uma empresa. O trabalho em equipe requer bons líderes capazes de motivar os colaboradores e despertar o envolvimento das pessoas para cumprirem as metas com eficiência.

Vibrando com as vitórias: Quando se atinge os resultados, comemorar, sorrir e vibrar se faz necessário e os parabéns devem alcançar todos os que se envolveram, para depois seguir com novos desafios e metas.

Serviço:

Academias Gustavo Borges no Paraná

Academia Gustavo Borges Barigui
Av. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 85, Barigui
Telefone: (41) 3339.9600 | Curitiba – PR

Academia Gustavo Borges Mercês
Rua Antonio Grade, 563, Mercês
Telefone (41) 3015.2333 | Curitiba – PR

Academia Gustavo Borges Tarumã
Rua Engenheiro Antônio Batista Ribas, 505, Tarumã
Telefone: (41) 3366.3141 | Curitiba – PR

Academia Gustavo Borges Londrina
Rua Prof. Júlio Estrela Moreira, 860, Lago Parque 
Telefone: (43) 3336.1117 | Londrina – PR


Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião! ;)