Glaucoma: doença ocular pode ter ligação com obesidade



O sobrepeso já é conhecido como causa de muitos problemas de saúde. A novidade é que o excesso de peso também pode influenciar no surgimento do glaucoma. Isso é o que afirma um estudo recente realizado no Diskapi Children’s Hospital, na Turquia. A pesquisa mostra que aproximadamente 10% das crianças obesas que participaram da pesquisa possuem pressão intraocular (PIO) elevada, e tendem a desenvolver o glaucoma.
De acordo com médico oftalmologista do Instituto de Oftalmologia de Curitiba, Michel Rubin uma das possíveis causas é mecânica, já que a obesidade levaria ao surgimento de um excessivo tecido gorduroso atrás do globo ocular, além de elevar a resistência para a drenagem venosa, aumentando a pressão intraocular. “A hipertensão ocular pode levar a alterações no nervo ótico, ocasionando perda progres¬siva no campo de visão, que somente poderá ser percebida pelo paciente em fases avançadas da doença”, afirma Michel Rubin.
Outro motivo existente para o surgimento do glaucoma seria vascular. “O sobrepeso elevaria a pressão sanguínea em pequenas artérias oculares e as alterações em vasos desencadeariam a redução do fluxo sanguíneo no nervo ótico”, pontua o oftalmologista.
O glaucoma pode progredir sem sintomas, o que leva à necessidade de um cuidado contínuo e avaliações periódicas com um oftalmologista. “Com o diagnóstico precoce, o controle da doença pode ter maior índice de sucesso”, explica Michel Rubin.

Serviço:
Instituto de Oftalmologia de Curitiba - IOC
Av. Getúlio Vargas, 1.500 – Rebouças | Curitiba, PR
Telefone / Fax: (41) 3322-2020
www.ioc.med.br
www.facebook.com/ioccuritiba

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião! ;)