Aproveite as delícias das estações frias sem engordar


Já parou para pensar porque sentimos mais fome no inverno? A resposta não é muito difícil. Nesta época do ano nosso organismo tem trabalho extra, pois precisa aquecer o corpo das baixas temperaturas, consequentemente gastando mais energia de nossas reservas. Por esse motivo, sentimos mais fome. “Contudo, isso não é desculpa para abusar de alimentos hipercalóricos, esses excessos podem ser determinantes no aparecimento de algumas doenças como dislipidemias, hipertensão e obesidade”, explica a nutricionista da Academia Gustavo Borges Londrina, Camila Caroline Silva.
Para não elevar o peso e aproveitar as maravilhas do inverno é essencial usar o bom senso e a moderação. Alimentos como chocolates, pizzas, doces e bebidas alcoólicas não precisam ser extintos, mas se ingeridos de forma exagerada com certeza acarretarão no aumento de peso. “Não podemos esquecer a alimentação saudável, consumir frutas, verduras e legumes, além de ingerir líquidos. Afinal é possível driblar as tentações do inverno, sair ileso e ainda tirar vantagens da mesma”, pontua a nutricionista. Praticar atividade física também auxilia na queima de calorias. “Aliás, no inverno para o corpo manter-se aquecido do frio, o organismo queima mais calorias, o que pode potencializar os exercícios”, conta Camila Caroline.
Dicas para deixar as guloseimas menos calóricas
Chocolate: A nutricionista da Academia Gustavo Borges explica que optar pelos amargos com 70% de cacau é uma ótima opção. A alfarroba também pode substituir o chocolate, pois tem “cara” de chocolate, gosto de chocolate, mas não é chocolate. No preparo do chocolate quente, pode ser usado o leite desnatado e o cacau em pó.
Pizzas: Pode-se optar por pizzas artesanais, que tenham uma massa mais fina, com recheios saudáveis, como abobrinha com creme de queijo branco, por exemplo. “Ou outra opção é a bruschetta, a qual pode ser feita com pão integral e levar vários recheios saudáveis (queijo cottage, legumes, molho de tomate natural)”, sugere a nutricionista. Optar por pizzas vegetarianas também é indicado. A Baggio Pizzeria & Focacceria, por exemplo, contempla em seu cardápio a pizza Naturale. É feita com massa integral, mussarela de búfala, tomate picado, espinafre, abobrinha, berinjela, alho poró, azeitona preta e manjericão fresco.
Doces: Para os apaixonados por doces, vale a pena apostar nas frutas, aquecendo-as no forno. Exemplo: banana com canela e aveia, pera com cravos espetados ou ainda, abacaxi com canela. Entre outras preparações. Outras opções são as barrinhas de cereais e gelatinas light.
Bebidas alcoólicas: Uma dica é intercalar o consumo com água, ou seja, matar a sede com água vai fazer com que se consuma menos bebida alcoólica.  “Vale lembrar que cada grama de álcool possui sete kcal”, finaliza Camila.

Serviço:
Academias Gustavo Borges no Paraná

Academia Gustavo Borges Mercês
Rua Antonio Grade, 563, Mercês
Telefone (41) 3015.2333 | Curitiba – PR

Academia Gustavo Borges Barigui
Av. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 85, Barigui
Telefone: (41) 3339.9600 | Curitiba – PR

Academia Gustavo Borges Tarumã
Rua Engenheiro Antônio Batista Ribas, 505, Tarumã
Telefone: (41) 3366.3141 | Curitiba – PR

Academia Gustavo Borges Londrina
Rua Prof. Júlio Estrela Moreira, 860, Lago Parque 
Telefone: (43) 3336.1117 | Londrina – PR


Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião! ;)