Alunos do Colégio Expoente celebram 50 anos do legado de Cecília Meireles

Considerada exemplo de educadora e pensadora, a poeta Cecília Meireles completa este ano 50 anos que deixou sua obra. Ela tinha uma visão humanista e via a educação como instrumento para combater as injustiças sociais. Foi justamente pensando na importância deste nome para a educação que os alunos e professores do Colégio Expoente dedicaram algumas aulas especialmente para se aprofundar na história da poeta que é internacionalmente conhecida por suas obras e pelo modo e carinho com que enxergava a educação, se dedicando ao assunto em variadas situações. Para isso, alunos e professores se envolveram com o tema e juntos realizaram uma pesquisa sobre o tema, que após diversas atividades resultaram em um sarau na Unidade Expoente Boa Vista.

Surpreendendo as famílias, os alunos da Educação Infantil se envolveram de uma forma bastante intensa com o tema que culminou com um sensível trabalho com as poesias de Cecília Meireles. As professoras Josielly Ramos, Lana Gnoatto e Rosanne Bogus do Nível 3, 4 e 5 trabalharam em sala de aula diversas atividades e poemas que permitiram as crianças darem voz à alma, aos sentimentos e aos sonhos. As atividades se estenderam ao longo do primeiro semestre e foram finalizadas com um expressivo resultado que trouxe orgulho para os alunos, professores e as famílias que também tiveram sua participação.

Com foco no livro Ou isto ou Aquilo, da consagrada poetisa, puderam mergulhar no mundo de metáforas, de encanto e magia. “É o mundo por onde transita a criança, por isso, a poesia é tão fácil para ela. Já faz parte de seu mundo, e a escola deve propiciar momentos em que esses encantos se transformem em arte e gosto por esse gênero literário”, afirma a coordenadora educacional, Andréia Godoy.

Os poemas falam de sonhos e fantasias que povoam o mundo infantil: a casa da avó, jogos, brinquedos, animais e flores. Tudo ganha vida nos poemas suaves e musicais de Cecília Meireles. Para trabalhar os poemas com os alunos foram feitas dramatizações, trabalhos tridimensionais, fotográficos e artísticos com os poemas: Pescaria, A Flor Amarela, Cavalinho Branco, Bailarina, Bolas e Isto ou Aquilo.

Esta foi uma forma especial para desenvolver a sensibilidade poética, sonora e musical dos alunos. “Unir esses dois mundos foi um grande desafio! Transmitir conhecimento por meio da poesia é uma forma de valorização do sentimento infantil, que busca se identificar com os conceitos que chegam prontos aos nossos pequenos. A apresentação desse trabalho aos pais, em forma de um sarau, fechou e incentivou brilhantemente o trabalho desenvolvido com a poesia”, enfatiza Andréia.

Sobre o Grupo Expoente
No mercado há mais de 25 anos, conta com um Sistema de Ensino completo de materiais didáticos, assessoria pedagógica com profissionais altamente capacitados e também núcleo de tecnologias educacionais, que oferece o Portal Escola Interativa, o Portal Expoente Interativo, ambientes virtuais para pais, alunos e professores; também conta com o Sistema de Gerenciamento Acadêmico (SGA) e a Robótica Expoente, que utiliza materiais recicláveis. Todo o material possui uma proposta pedagógica que privilegia os valores humanos e a produção de conhecimento autônoma. O Sistema de Ensino Expoente é implantado e garante assessoria especializada periodicamente em escolas conveniadas da rede pública e da rede privada de todo o Brasil. Também possui duas escolas que atendem crianças da Educação Infantil ao Ensino Médio, em Curitiba (PR). Conta ainda com um parque gráfico, localizado em Pinhais (PR), e a Faculdade Expoente com os cursos de Sistemas da Informação e Administração.

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião! ;)