Oi gente! Andei sumida durante o feriado - tão sumida que perdi a deixa para postar sobre o Oscar (por sorte não sou contratada aqui no blog, ou já estaria demitida rs), mas voltei com as minhas próximas recomendações. Aproveitando que o entretenimento está em alta com as últimas festividades, dois romances que se passam em facetas menos "glamourosas" desta indústria.
Água para elefantes (2011)
O filme é baseado no livro homônimo de Sara Gruen (2006), escritora de dupla cidadania (americana e canadense) que mora com a família e mais sete animais. E é a paixão pelos bichos que une seus personagens: Jacob (Robert Pattinson) e Marlena (Reese Whiterspoon).
A história se passa nos anos 30, quando Jacob, então estudante de veterinária, perde tudo e passa a trabalhar em um circo. Neste novo ambiente, o jovem convive diariamente com a crueldade dos funcionários com seus pares e com os animais, a dupla personalidade de seu chefe, August (Chrisph Waltz), mas também se apaixona por Marlena, encantadora de cavalos, a principal atração do circo e esposa de August.
Moulin Rouge (2001)
Eu poderia me prolongar por tempos falando sobre esse filme, que é meu favorito desde o seu lançamento... mas vou tentar ser rápida. Moulin Rouge se passa na virada do século XX. É sobre Christian (Ewan McGregor), escritor boêmio que viaja à Paris contra a vontade do pai. Após uma série de incidentes, Christian assume a posição de roteirista de uma peça para o bordel Moulin Rouge, onde conhece Satine (Nicole Kidman), cortesã de luxo por quem se apaixona. O desafio dos dois é esconder esse amor do dono do local, Harold Ziddler (Jim Broadbent) e seu principal investidor, também interessado em Satine, o duque (Richard Roxburgh).
Por que eu gosto tanto desse filme? Parte a gente nunca sabe explicar, certo? Tem uma coisa subjetiva de empatia, algo plenamente sentimental. Mas, por outro lado, Moulin Rouge é um romance completo: ele não se propõe a mostrar apenas dois heróis que lutam para ficar juntos, são separados por algum fator, depois acabam voltando e se amam de novo, de uma forma superficial, o que a gente costuma chamar de romance "água com açúcar". Moulin Rouge tem uma história de amor entre dois personagens, que sai de uma comédia leve para culminar em um drama - construção que inclui cenas muito originais.
Não obstante, o filme ainda pode encantar pela beleza: ele venceu o Oscar 2002 nas categorias de melhor direção de arte e melhor figurino (duas das seis categorias em que foi indicado). E a cereja do bolo: é um excelente musical, com adaptações de músicas como Like a Virgin, Diamonds are a girl's best friends, Your Song e até mesmo um trecho de Smeels Like Teen Spirit, além da original Lady Marmalade.
So filme bom. Ótimas indicações mila
ResponderExcluir