O calor não é desculpa para se vestir mal!

No verão, lidar com o calor não é tarefa fácil para quem trabalha em ambientes corporativos. Mesmo em locais que permitem uma roupa mais casual, é preciso tomar cuidado para não parecer à vontade demais e, com isto, macular a imagem do profissional.

Para ajudar a montar um dress code em conformidade com o perfil profissional, a consultora de imagem Ana Letícia, também conhecida como Anita, autora do blog Anita Bem Criada (www.anitabemcriada.com), dá algumas dicas práticas e fáceis de seguir para lidar com o calor, mantendo a elegância e evitando embaraços no trabalho. 


"Acima de tudo, é importante transmitir uma imagem segura, autoconfiante e de profissionalismo. Sendo hoje a moda tão versátil e acessível como é, errar pode ser tão provável quanto acertar. Então, todo cuidado é pouco! Mas é possível, sim, vestir-se de forma elegante e apropriada às altas temperaturas do verão", explica a especialista. 


Segundo Anita, a primeira coisa a se analisar é a cultura da empresa/do órgão. Verificar se o uso de algumas peças faz sentido no contexto de trabalho ajuda e muito na adequada composição. “Apesar de o preto ser uma espécie de 'porto seguro' para quem tem que fazer uso de trajes formais e sóbrios, nem sempre é fácil lidar com a concentração de calor que um tecido escuro envolve. Portanto, optar por roupas em tons neutros, como bege, caramelo, off white, verde musgo e cinza claro é sempre uma boa alternativa”, explica a especialista. Além das cores, deve-se optar por tecidos leves e elaborados com fibras naturais para diminuir a sensação de calor, como algodão, linho e seda. Tecidos sintéticos neste período devem ser evitados tanto quanto possível.


De acordo com a consultora, é importante lembrar que algumas peças não estão alinhadas ao ambiente corporativo de forma geral, como, por exemplo, roupas transparentes, estampas chamativas, peças extremamente ajustadas ao corpo, decotes profundos e acessórios extravagantes. As saias e vestidos são bem-vindos para as mulheres, mas é indispensável estar atenta ao comprimento. A altura não deve ultrapassar os dois dedos acima do joelho. Para os homens, camisas sem gravatas são permitidas em certos ambientes. “Se a empresa/órgão permite o uso de camisa, o homem deve optar por tons claros e combinar com um jeans ou calça social”, ressalta Ana Letícia. “Por mais que o calor incomode, os profissionais devem ficar atentos à vestimenta, respeitando o dress code, para continuar a transmitir credibilidade”, conclui.

Sobre Ana Letícia – a ANITA

Também conhecida como ANITA, Ana Letícia é advogada graduada, com pós-graduação e Mestrado em Direito. Apesar das múltiplas atividades na sua área de formação, ela toca um projeto paralelo com muito carinho, zelo e compromisso: o blog www.anitabemcriada.com. Nele a ANITA escreve sobre moda (defende uma moda consciente, criativa e libertadora), casamento, viagens, gastronomia e decoração, temas principais do site. Estudando e aperfeiçoando seus temas e abordagens, dentre as formações de Anita está o Curso de Consultoria de Imagem e Personal Stylist. Geometria corporal (análise dos diversos tipos/ formatos de corpo), personal shopper, vendas e consultoria corporativa foram alguns dos módulos abordados. ANITA compartilha, ainda, muitas receitas no blog. Intolerante ao glúten e à lactose, procura ajudar os leitores que sentem dificuldade em levar uma dieta com maiores restrições, além de dar dicas práticas para aqueles que não levam muito jeito na cozinha.

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião! ;)