Dois livros que vão emocionar neste dia das mães

 Obras receberam o Selo Altamente Recomendável 2022 da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ)

O Dia das Mães está chegando e é hora de pensar em um presente especial para homenagear a pessoa mais importante de nossas vidas. Que tal presentear com um livro? A leitura é uma excelente forma de relaxar, se emocionar e aprender coisas novas, e pode ser um presente marcante e significativo. Confira a seguir duas dicas de leitura da Maralto Edições para este Dia das Mães.

 

Orbitar

A maternidade está social e culturalmente vinculada a ideias de cuidado e proteção. Amorosa, a mãe alimenta, aquece, ensina e assiste a criança mesmo quando ela já não é tão pequena e até dispensa certas atenções. Uma dedicação tão intensa e longeva cria laços íntimos entre mãe e filho, que muitas vezes se confundem com dependência e tutela, em detrimento de crescimento e encorajamento para a vida. Nem sempre é fácil entender que viver se aprende, mas não se ensina.

É dessa compreensão – da vida como exercício de experiência e de aprendizagem – que é feito Orbitar. Desde o primeiro momento, quando a vida é pouco mais que uma ideia amorosa, aqueles que amam e se dispõem a cuidar são iniciados no exercício de entender que os filhos são outras pessoas, com sonhos, desejos, medos e caminhos próprios – ainda que parte de uma história, de uma mãe e de um pai. O amor pressupõe cuidados, mas anuncia perigos, pois é neles que estão a descoberta de limites e os convites para o alargamento de fronteiras.

A exposição de nossa pequenez no universo e da imensidão a que somos lançados ao nascer é apresentada de maneira poética e silenciosa nas palavras e imagens de Rampazo. Ao mesmo tempo escuro e iluminado, vazio e habitado, aconchegante e excitante, o espaço-mundo – materializado nas páginas do livro – assemelha-se ao corpo materno, que guarda amorosamente a vida que logo será entregue à luz e seguirá por si mesma.

A narrativa nos convida a ver com delicadeza e sensibilidade que alguns dos vínculos originais entre pais e filhos são rompidos, mas que outros são inaugurados, transformando-se em presença perene e cuidadosa. Como deve ser, se desejarmos que os filhos cresçam e encontrem em torno de quem e do que orbitar. A obra recebeu em 2022 o Selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).

 

Orbitar:

Autor: Alexandre Rampazo

Editora: Maralto Edições

Preço: R$ 55,90

 

 

Ninanão

 

Em Ninanão, a personagem é uma menina que não gosta de rosa. Apesar de sua mãe, sua amiga e a mãe de sua amiga gostarem da cor, Nina a rejeita de todas as formas. Ela gosta de azul. Ao longo da narrativa escrita e ilustrada com lápis de cor por Daniela Galanti, vemos a menina passar por situações em que precisa se apegar à própria essência.

A obra poética trata do poder de escolha, da liberdade, da opção de uma criança, sem caráter ideológico, mas literário.

Ninanão recebeu o Selo Altamente Recomendável 2022 da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), e também o Selo Distinção da Cátedra Unesco de Leitura da PUC-Rio.

 

Ninanão

Autores: Daniela Galanti e Odilon Moraes

Editora: Maralto Edições

Preço: R$ 55,90

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião! ;)