Saga "A Contrapartida" amplia debate sobre tomada de decisão
Tema recorrente no mundo corporativo é levado para o cotidiano em uma trama de suspense e mistério
Um dos grandes desafios para gestores e executivos é fazer escolhas assertivas em situações altamente complexas. Por isso a tomada de decisão tem sido discutida no mercado, com o desenvolvimento de métodos e ferramentas digitais que façam análises de dados e facilitem os momentos decisórios. O escritor Uranio Bonoldi, especialista em tomada de decisão com 30 anos de experiência no mundo corporativo, levou os esses dilemas para uma série de thriller com forte apelo para o público jovem. O projeto “A Contrapartida” teve boa aceitação de público e de crítica, alcançando o topo dos rankings dos mais vendidos do gênero na Amazon.
O escritor defende que a tomada de decisão é intrínseca ao cotidiano de qualquer indivíduo, estando presente tanto nas escolhas rotineiras quanto naquelas que vão impactar os rumos da vida. E de acordo com suas observações, é na adolescência que começamos a tomar decisões difíceis, que requerem maior análise. "Existe forte interesse do público jovem adulto por histórias de suspense. Resolvi então escrever um thriller que mostrasse as consequências das más escolhas, e por que eventualmente recorremos a elas durante a vida”.
Segundo estudo da Universidade de Columbia, por dia tomamos cerca de 70 decisões - algumas fáceis; como o que comer, o que vestir, qual a melhor rota para dirigir para o trabalho; e outras mais difíceis, como decidir qual carreira seguir, qual fornecedor escolher, quando começar um novo negócio. “Por isso, tomar decisão é um processo de aprendizagem. Quando fazemos escolhas consistentes e alinhadas com os nossos valores, ganhamos confiança. Saber como decidir de maneira inteligente e eficaz é uma das habilidades mais importantes para a vida pessoal e profissional”, diz.
Explorando esse tema na literatura, Uranio se dedicou à série de livros A Contrapartida, disponível em dois volumes. A trama traz Tavinho, um jovem que perdeu o pai ainda jovem e toma a decisão de investigar a fundo seu passado e saber em detalhes as circunstâncias que levaram seu pai à morte. Esta ação, porém, abre caminhos para revelação de outros segredos, impactando de formas imprevisíveis a vida das pessoas à sua volta.
Lançado no início de dezembro de 2021, "A Contrapartida II - O contra-ataque", continua a se debruçar sobre os elementos que compõem o processo de tomada de decisão. “Quando ainda estava desenvolvendo o primeiro livro, percebi que não seria possível explorar tudo o que desejava nesse tema. Por exemplo, a armadilha das primeiras impressões, coisas que não são o que aparentam ser e acabam influenciando de maneira errada as nossas decisões. A importância desse discernimento foi algo que não consegui abordar no primeiro livro, mas consegui trazer para o segundo”, comenta.
Bonoldi é ainda autor de “Decisões de Alto Impacto – como decidir com mais consciência e segurança na carreira e nos negócios”, no qual traz uma metodologia própria de tomada de decisão, desenvolvida a partir de suas experiências como consultor em negócios e executivo C-Level em médias e grandes empresas. ““Sempre tive curiosidade de descobrir o porquê de algumas pessoas parecerem ter uma liderança genuína. Então comecei a perceber que isso estava ligado à tomada de decisão. Presenciei executivos que escolhiam aprovar um projeto a qualquer custo e acabavam levando a empresa ao declínio. Já aqueles que ponderavam a visão dos outros, estavam alinhados com valores íntegros e pensavam além do próprio umbigo, levantavam a empresa e eram queridos por todos”, exemplifica.
Seja na vida pessoal, na carreira ou nos negócios, autoconhecimento é sempre peça chave para decisões mais assertivas. “Ao nos conhecermos, descobrimos quais são nossos valores. No que eu realmente acredito? O que estou disposto a fazer para alcançar meu objetivo? É imprescindível que nossas decisões estejam atreladas aos nossos valores”, explica Bonoldi.
Sobre o autor:
Uranio Bonoldi é palestrante e especialista em negócios e tomada de decisão, é professor do Executive MBA da Fundação Dom Cabral, onde leciona sobre "Poder e Tomada de Decisão". Educado pelo método Waldorf, sua graduação e em seguida a pós-graduação em administração de empresas foi feita na FGV-SP. Atuou em grandes empresas como diretor e CEO.
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