Combate a fake news será tópico de bate-papo durante a Bienal Internacional do Livro
Atividade com a autora da obra "#XôFakeNews: uma história sobre verdades e mentiras", Januária Alves, e com o jornalista José Alberto Lovetro acontece no dia 6 de julho, no estande da Mauricio de Sousa Produções
A luta contra as notícias falsas é o tema central de um dos bate-papos que serão realizados no estande da Mauricio de Sousa Produções (MSP) durante a 26ª Bienal Internacional do Livro, que acontece de 2 a 10 de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Na quarta-feira, 6 de julho, às 11 horas, será realizado o debate “Xô Fake News” com o presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil e jornalista, José Alberto Lovetro - JAL, e com a escritora e autora do livro “#XôFakeNews: uma história sobre verdades e mentiras”, Januária Alves. A escritora abordará o processo de elaboração do livro e os desafios de tratar desse tema com o público jovem. JAL falará sobre a importância da Turma da Mônica em transmitir informações de forma responsável. Juntos, vão dialogar sobre maneiras de utilizar a publicação nas salas de aula e também responderão perguntas do público que estiver presente.
A obra, lançada em 2021, possui texto de Januária Alves e ilustração de Mauricio de Sousa, e traz a personagem Tina, agora formada em jornalismo, que decide se tornar uma influenciadora digital e cria uma página na internet para combater a desinformação. Em uma oportunidade, a jovem é convidada a dar uma palestra na escola de Mônica, Magali, Cebola e Cascão. Aos estudantes, Tina lança um debate sobre as diferenças entre informação, notícia e opinião, os perigos das fake news, sobre a liberdade de expressão e outras questões urgentes. Por fim, convida os alunos – e também os leitores – a refletirem sobre as consequências de suas atividades no ambiente digital.
Com o tema “Navegando pelas Histórias”, o estande da MSP será o espaço infantil oficial de ativações e visitas da Bienal. O local homenageará a cultura portuguesa com representações de monumentos históricos, pontos turísticos e símbolos culturais portugueses, todos com a participação da Turma da Mônica. Os visitantes poderão conferir uma programação com diversas atividades, como rodas de leitura, eventos literários, contações de histórias e sessões de autógrafos. A empresa ainda levará 12 novos títulos, em parceria de 16 editoras licenciadas.
Serviço - Debate “Xô Fake News” na 26ª Bienal Internacional do Livro
Data: 6 de julho de 2022
Horário: 11h às 11h50
Convidados: Januária Alves e José Alberto Lovetro
Local: Estande da Mauricio de Sousa Produções (MSP)
Mauricio de Sousa Produções no mercado editorial
Há mais de 60 anos no mercado, a Mauricio de Sousa Produções (MSP) é a responsável por uma das marcas mais amadas do País: a Turma da Mônica. A empresa, criada pelo desenhista Mauricio de Sousa, é a maior produtora de conteúdo infantil do Brasil, com mais de 1.500 páginas de quadrinhos produzidas por mês.
No setor editorial, a MSP viu os números crescerem ainda mais no último ano. Em 2021 houve o aumento de 43% do volume de vendas em exemplares da marca. Foram 2.800 milhões de exemplares, o que corresponde a uma alta de mais de 30% de faturamento. Ao todo, são mais de 500 títulos de livros, além de revistas lançadas em cerca de 30 países.
Sobre a Mauricio de Sousa Produções
A Mauricio de Sousa Produções é uma das maiores empresas de entretenimento do Brasil, responsável por uma das marcas mais admiradas do país, a Turma da Mônica. A MSP investe em inovação e produz conteúdos em todas as plataformas com a mais alta tecnologia, alinhando educação, cultura e entretenimento. A empresa é signatária dos princípios de empoderamento das mulheres, plataforma da ONU Mulheres e Pacto Global. No licenciamento, trabalha com 200 empresas que utilizam seus personagens em mais de 4 mil itens. A presença da marca na plataforma YouTube já passou de 17 bilhões de views, sendo a maior audiência para Mônica Toy, conteúdo desenvolvido exclusivamente para esta plataforma; além do engajamento e interações orgânicos com os fãs em mídias sociais. Na área editorial, possui um dos maiores estúdios do setor no mundo, com mais de 500 títulos de livros, além de revistas lançadas em cerca de 30 países, e mais de 1,2 bilhão de revistas vendidas, ambos responsáveis pela alfabetização informal de milhões de brasileiros.
Informações para a imprensa:
José Alberto Lovetro - JAL Comunicação
11 3851 5221/ 11 99614 1623/ 11 98107 6197
Bete Faria Nicastro - Way Comunicações
11 3862 1586 / 11 99659 2111
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe aqui a sua opinião! ;)