Menstruação consciente e sem tabu: Soluções menstruais sustentáveis ajudam o planeta e a saúde da mulher

A menstruação ainda é um tabu em nossa sociedade, o sangue menstrual é visto como "nojento" por muitas mulheres. Mas as soluções menstruais reutilizáveis, além de proporcionar autoconhecimento e quebra de tabus, ainda ajudam o meio ambiente

Uma única mulher dos 11 aos 54 anos tem em média 450 ciclos menstruais, nesse período são usados mais de 10.000 absorventes, gerando 150 kg de lixo. Somente no Brasil são 62 milhões de pessoas em idade menstrual, ou seja, mais de 12.000 toneladas de absorventes jogados fora todo mês. Um absorvente demora muito tempo para se decompor em nosso planeta, quando descartados corretamente vão direto aos aterros sanitários. Feito basicamente de plástico, demora cerca de 400 anos para se decompor.

Produtos como coletores menstruais, calcinhas absorventes ou absorventes reutilizáveis, ainda vistos com desconfiança por algumas mulheres, na verdade trazem diversos benefícios que vão desde saúde e cuidados com o meio ambiente, até o autoconhecimento, que engloba o processo de entender seu corpo e respeitar os ciclos menstruais.

A empresa Korui (https://www.korui.com.br/) atua no ramo de produtos menstruais reutilizáveis desde 2013, e tem como objetivo ressignificar a relação das pessoas com o planeta e o próprio corpo. E com o projeto @donadomeufluxo (https://www.instagram.com/donadomeufluxo/?hl=pt), busca tornar esta nova forma de viver os ciclos mais acessível. Isso acontece por meio da doação de um coletor menstrual a cada 10 coletores vendidos, para pessoas em situação de vulnerabilidade.

O coletor menstrual é fabricado com silicone medicinal e pode ser usado por até 12 horas consecutivas sem vazamentos, o que traz conforto e segurança para o período menstrual. Por ser reutilizável, pode durar anos, trazendo um enorme benefício ambiental e econômico.

Os absorventes de pano são feitos com tecidos inteligentes, que são impermeáveis, livres de componentes químicos e com alta capacidade de absorção. Eles possuem formato anatômico e, por meio de botões, se ajustam perfeitamente à calcinha e impedem vazamentos. Por serem reutilizáveis, também reduzem bastante o descarte de absorventes na natureza.

E a calcinha absorvente possui camadas finíssimas de tecido capazes de segurar o fluxo menstrual e não deixar passar para a roupa. Por ser confortável e parecer uma calcinha comum, trazem muito mais conforto para o ciclo menstrual.

Os três produtos compõem as alternativas oferecidas pela Korui, que também é uma empresa certificada pelo sistema B, que objetiva formar uma rede de empresas comprometidas com a causa socioambiental, com a missão de gerar impacto positivo para a sociedade e o planeta.

Esse é um convite e um lembrete para revisarmos nossos hábitos de consumo e identificarmos como podemos ajudar o planeta e a nós mesmos.


Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião! ;)