Grupo de refugiados haitianos visita escola em Goiânia nesta quarta-feira
Encontro faz parte de projeto que estimula metodologias ativas e valoriza o protagonismo dos estudantes
Nesta quarta-feira (13), estudantes do Ensino Médio do Colégio Marista Goiânia receberam um grupo de refugiados haitianos residentes no Setor Expansul, em Aparecida de Goiânia. O encontro foi realizado na escola e teve o objetivo de promover um bate-papo interativo para ampliar o entendimento dos alunos sobre o assunto.
A visita integra o projeto do Hub – Ciências Humanas e suas Tecnologias, que tem como pergunta condutora “Por que sobra tanta falta? Desnudando a pobreza: reflexões e ações”. O projeto desenvolve aprendizagens com base em metodologias ativas e valoriza o protagonismo dos estudantes.
“O processo de pesquisa e investigação é mediado, de forma que os estudantes percebam que essa questão da pobreza e da fome a ela vinculada é real e possui dimensões mundiais. Nesse sentido, são partes integrantes do projeto pesquisas vinculadas aos objetivos de desenvolvimento sustentável”, explica a professora de História Regina Oliveira Silva Arima.
Formado por grupos de aproximadamente oito estudantes, o Hub trabalha os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) por meio das quatro áreas do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos e Matemática). Tudo é feito sob a orientação de um professor e de uma pergunta condutora que incita os estudantes a pesquisar e criar projetos de intervenção.
Os ODS compõem uma agenda mundial adotada durante a cúpula das Nações Unidas sobre o desenvolvimento sustentável em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidas até 2030. O objetivo 1 é acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares. Já o 2 é acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e a melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
O projeto proporciona vivências diferenciadas para que os estudantes entendam a dimensão do problema estudado. Junto ao grupo estiveram também a Irmã Glória Dal Pozzo, do Serviço Pastoral dos Migrantes, e o pastor da Igreja Metodista do Setor Expansul. Ambos ajudam no trabalho de acolhimento dos haitianos em Goiânia e Aparecida de Goiânia. “Esperamos ampliar um pouco mais o entendimento a respeito dessa temática tão delicada, mas ao mesmo tempo, atual e necessária”, diz a professora.
Sobre a Rede Marista de Colégios
O Colégio Marista Goiânia integra a Rede Marista de Colégios (RMC), presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada ao mercado. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.



0 comentários:
Postar um comentário
Deixe aqui a sua opinião! ;)