Alunos da PUCPR lançam aplicativo de reportagens humanizadas


Com o objetivo de levar reportagens humanizadas em formato longo aos usuários de smartphones, incentivando a leitura, cinco estudantes do curso de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) lançam, no próximo dia 10, um aplicativo para Android. A ideia surgiu como trabalho de conclusão de curso e pretende ser levada para além da faculdade.

Para os responsáveis pelo projeto, Amanda Schause, Caroline Stédile, Getulio Xavier, Melvin Quaresma e Thiana Perusso, a satisfação é muito grande em ver o resultado do trabalho de um ano finalmente concretizado. O aplicativo Aspas é composto por reportagens de cunho social e humanizado, ou seja, aborda assuntos universais e com temáticas relevantes, mas com o foco nas pessoas.

Segundo o fotógrafo e integrante da equipe, Melvin Quaresma, o nome Aspas foi escolhido por indicar a presença da fala e inserir um personagem dentro de uma reportagem.  “O Aspas possui conteúdos feitos pensando na plataforma móvel. Apesar do uso mais longo do texto, ele possui um design e linguagem adaptados a isso, fazendo com que o leitor sinta-se atraído pelo conteúdo extenso mesmo em uma pequena tela. Valorizamos o texto, as falas, as fotografias e os vídeos”, pontua.

A pesquisa TIC Domicílios 2014, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), mostrou que o uso da internet pelos celulares triplicou de 2011 para 2014. Antes, apenas 15% da população utilizava o telefone móvel para navegar na web e agora, 47% o fazem, representando um total de 81,5 milhões de pessoas conectadas. Apesar deste crescimento, a equipe percebeu uma escassez no mercado jornalístico brasileiro com materiais feitos exclusivamente para essa plataforma.

De acordo com o orientador do projeto, professor Julius Nunes, a ideia é também incentivar o consumo de conteúdo de qualidade em smartphones. “O consumo de conteúdo vem aumentando significativamente por meio dos celulares graças à queda no preço dos aparelhos, na melhoria da banda e no surgimento de novos aplicativos, mas precisamos pensar, como jornalistas, no que fazer para que as pessoas acessem materiais de qualidade, informativos, educativos, que tenham reflexo positivo em sua vida, e o Aspas vem para preencher um pouquinho deste espaço”, destaca. 


Inicialmente o App Aspas estará disponível apenas para Android, mas o objetivo dos estudantes é adaptá-lo para outros sistemas operacionais. Para baixá-lo basta acessar a Google Play Store a partir do dia 10 de novembro. Para acompanhar o processo de produção das reportagens siga o aplicativo Aspas pelo Facebook (facebook.com/aspasapp) e pelo Instagram (@aspas.app).

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião! ;)