Estudantes precisam se preparar para voltar às aulas
Mudanças na rotina e horários mais rígidos são fatores que merecem uma readaptação na vida dos estudantes e um planejamento dos pais
O fim das férias é sempre um período difícil, principalmente, pelo retorno do despertador e da rotina escolar. Para as crianças, a mudança no horário, na alimentação e nas atividades pode ser uma transição brusca, por isso é preciso que os pais e a escola estejam preparados para amenizar os efeitos da volta às aulas da melhor forma possível.
A principal alteração que afeta o aluno desde o primeiro dia de aula é o horário de acordar e de dormir. Se a criança passou as férias dormindo muito tarde e acordando tarde também, o hábito precisa ir mudando aos poucos, antes mesmo de começar as aulas, mas sem muita pressão por parte dos pais. “A volta às aulas deve ser encarada sempre como uma coisa boa, não como algo negativo. Por isso, colocar despertador antes do primeiro dia de aula pode causar ansiedade na criança, e deve ser evitado”, explica a diretora do Colégio Expoente Água Verde, Neiva Salete Deconto Massochetto. Além disso, ela sugere que os pais sempre ressaltem as coisas boas, como rever os amigos e os professores.
Para conseguir driblar a mudança do horário, a mãe Ana Paula Ribeiro de Paula, manteve a filha Ana Beatriz (6), na aula de natação para que ela não desacostumasse do ritmo. “Ela continua com horário para dormir e para acordar, faz natação e nos acompanha no trabalho, então o início das aulas não é sofrido”, explica a mãe.
Outra forma de mostrar ao filho que as férias estão acabando é envolvê-lo no processo de volta às aulas. Os pais devem levar a criança para comprar o material escolar e ter a companhia delas no momento de encapar, etiquetar e organizar os cadernos e livros. Entre os mais novos, outro método que ajuda a fazer a transição é marcar no calendário o dia do início das aulas, criando uma contagem regressiva que ajuda os pequenos a entenderem a chegada do ano letivo.
Para as crianças mais novas, a escola também pode colaborar para a adaptação. “No Colégio Expoente nós deixamos as crianças mais novas saírem um pouco mais cedo nos três primeiros dias, afinal a semana é para ambientação, mesmo para os estudantes que já estavam conosco no ano anterior”, esclarece a diretora, que lembra que os pais e os professores devem respeitar o tempo de cada criança nos primeiros dias do ano letivo.
No caso de alunos novos, a dica é visitar a escola nova durante as férias para fazer o reconhecimento do espaço. “O começo do ano já vai ter a novidades dos colegas, dos professores, então é bom que a criança já conheça o lugar e saiba onde fica o banheiro, a cantina e a biblioteca”, exemplifica Neiva.
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe aqui a sua opinião! ;)