Lideranças de Maringá discutem moda como identidade da cidade
Sebrae/PR e SINDVEST promoveram nesta terça-feira, dia 25, reunião com dirigentes e empresários do setor para discutir o tema
Nesta terça-feira, dia 25, o Sebrae/PR e o Sindicato da Indústria do Vestuário de Maringá (SINDVEST) promoveram uma reunião com lideranças e empresários do setor, para alinhar e fortalecer o posicionamento da cidade como “Maringá, onde a moda é um grande negócio”. O encontro aconteceu no auditório do shopping atacadista Vest Sul.
Estiveram presentes no encontro o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Valter Viana; a secretária municipal da Cultura, Olga Agulhon; o gerente de Turismo, Wanda Pille; o vereador Carlos Mariucci; o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Jacó Gimennes; o vice-presidente da Associação Comercial de Maringá para Assuntos da Indústria, Carlos Alexandre Ferraz; o gerente do Sesi, Alexandre Destefano; e o presidente do Convention Visitor Bureau, Jonas Demostene Ramos.
Os empresários do trade turístico maringaense; os empresários do vestuário atacadista e varejista; o presidente do SINDVEST, Cássio Almeida; o coordenador do Turismo do Sebrae/PR, Aldo Carvalho; e o gerente regional do Sebrae/PR, Luiz Carlos da Silva, também participaram da discussão, parte de uma estratégia conjunta para fortalecer a imagem de Maringá.
Para Aldo Carvalho, o objetivo do encontro foi reunir lideranças estratégicas para, juntas, elaborar um plano de ação que beneficiará toda a cidade. “Queremos sedimentar a construção da imagem de Maringá atrelada à moda. A próxima etapa, será iniciar a formatação de plano de ação, um planejamento para os próximos quatro anos. A nossa expectativa é colher os primeiros frutos dessa mobilização já em 2014”, disse.
Durante a reunião, foram apresentados os resultados do Diagnóstico do Turismo MICE, para avaliar o potencial do município no turismo de negócios e eventos. O estudo, feito pelo Sebrae/PR em 2013, indica que o vestuário é a vocação e a identidade de Maringá.
O grupo discutiu ainda casos de cidades e países que conseguiram implantar e divulgar sua vocação na área da moda e se tornar referência mundial. “Um bom exemplo é a Itália, que criou o selo de Made in Italy – Feito na Itália, e o slogan da cidade de Nova York - “Eu amo NY”, analisados durante a reunião”, exemplificou Patrícia Valente Santini, consultora do Sebrae/PR em Maringá.
Heloísa Omine, professora de Comunicação, da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), destacou, durante o encontro, que Maringá precisa ir além da produção e venda de moda. “Além de divulgar aquilo que produz. É preciso dar valor àquilo que o município é e destacar a sua identidade, criatividade e qualidade”, observou.
A consultora especializada na área de Turismo de Negócios, Vaniza Schuler, apontou quais são os desafios que Maringá terá de enfrentar, para solidificar sua imagem como produtora de moda. “A cidade precisará reter seus turistas, gerar maior fluxo de compradores qualificados e melhor se posicionar perante outras regiões que também têm foco no vestuário.”
Vaniza Schuler apontou caminhos que, possivelmente, constarão no plano de ação do município, como a implantação de visitas técnicas nas empresas de confecção, promoção da cidade como polo de moda, atração de eventos de grande porte e a criação de eventos próprios ligados ao setor.
“Todas as entidades foram favoráveis e manifestaram apoio aos próximos passos, o que fortalece e unifica os objetivos do projeto”, ressaltou Patrícia Valente Santini, do Sebrae/PR. lembrando que ficou acertado a elaboração, num prazo de 30 dias, de um relatório de ações. O material pautará as próximas reuniões do grupo.
Polo atacadista
Segundo o SINDVEST, são mais de 2 mil indústrias de confecção na região noroeste, que, juntas geram mais de 80 mil postos de trabalho, diretos e indiretos, produzem mais de 8 milhões de peças por mês, movimentando anualmente quase R$ 2 bilhões.
Sobre o Sebrae/PR
Para quem já é ou quer ser empresário, o Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é a opção mais fácil e econômica de obter informações e conhecimento. Criado na década de 1970, o Sebrae apoia as decisões dos empresários, dos potenciais empresários e dos potenciais empreendedores, no campo e na cidade, porque é a instituição que entende de pequenos negócios e possui a maior rede de atendimento do País. Ao todo, são 27 unidades e aproximadamente 600 postos de atendimentos espalhados de norte a sul do Brasil. No Paraná, conta com seis regionais e 11 escritórios. A instituição chega aos 399 municípios do Estado por meio de atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco em desenvolvimento de empreendedores; impulso a empresas avançadas; competitividade setorial; promoção de ambiente favorável para os negócios; tecnologia e inovação; acesso ao crédito; acesso ao mercado; parcerias internacionais; redes de cooperação; e formação de líderes.
Informações para a imprensa:
Savannah Ações em Comunicação - empresa licitada do Sebrae/PR
Assessoria de Imprensa Regional Noroeste: Camila Cabau
(44) 8820-7083 | (44)9944-6418 - jornalismomaringa@savannah.com.br
Coordenação: Jaqueline Gluck (41) 3035-5669 | (41) 9602-7541
Leandro Donatti – Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895 | (41) 9962-1754
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe aqui a sua opinião! ;)